Colón vira sobre o Atlético-MG na Argentina pela Sul-Americana

Colon-Atletico-MG-Sul-Americana-Futebol-Latino-2-19-09
Foto: AFP

Jogando no estádio Estanislao López, o Colón fez valer o apelido de “Cemitério de Elefantes” e derrubou o Atlético-MG de virada por 2 a 1 pelo jogo de ida na semifinal da Copa Sul-Americana. Agora, para o embate de volta, qualquer empate leva os argentinos a decisão enquanto, ao Galo, só vencer interessa. Um novo 2 a 1, dessa vez para o Atlético, conduz a decisão da vaga para as penalidades máximas.

Leia mais: Livre no mercado, Edgardo Bauza está de volta a LDU
Cerro Porteño vai recorrer de punição da Conmebol

Primeiro tempo

O Atlético-MG usava essencialmente a estratégia de não expôr demais seu sistema defensivo e sair nas jogadas em velocidade principalmente usando a dinâmica de jogo com Cazares e Chará se procurando em campo a todo momento.

Contudo, faltava o acerto no último passe que minguava as possibilidades do ataque mineiro finalizar de forma mais aguda contra a meta de Leonardo Burián.

Por outro lado, mesmo como mandante, os argentinos não eram capazes de exercer grande pressão ao ponto de realmente envolverem a zaga brasileira e, com isso, encontrarem chances de assustarem o goleiro Cleiton. Ou seja, a partida era bastante concentrada na posse de bola e em poucas ações ofensivas com real inspiração, ambiente que, obviamente, interessava muito mais ao Galo do que ao Sabalero.

Em meio a esse ambiente, quando o Alvinegro de Belo Horizonte conseguiu armar uma jogada meio “aos trancos e barrancos” aos 36 minutos, a bola encontrou Elias que não conseguiu o passe preciso. Porém, na sequência, Guillermo Ortiz tentou fazer o corte e chutou forte em cima de Chará que viu a bola balançar as redes de Burián.

Segundo tempo

Tentando “inflamar” o torcedor logo no princípio, um cruzamento feito pelo lateral-direito Alex Vigo que aparentemente pegou efeito inesperado encobriu Cleiton e beliscou o travessão antes de sair. Imediatamente, os fãs do Colón entenderam o recado e subiram o som do lado de fora das quatro linhas.

Com isso, a resposta dentro de campo foi rápida da maneira que certamente a equipe de Pablo Lavallén sonhava: marcando a igualdade antes dos 10 minutos. Aos seis, uma cobrança de escanteio vindo do lado direito foi desviada por Emanuel Olivera e completada pelo atacante Wilson Morelo quando a bola tinha quase que passado pela linha.

A pressão de todos os lados prosseguiu por pelo menos mais 10 minutos e forçou o time de BH a se segurar no sistema defensivo e tentar resistir ao momento de ímpeto. Algo que acabou sendo bem sucedido deixando isso nítido com a saída rápida ao ataque onde, no rebote da zaga do Colón, Vinicius acertou um ótimo chute da entrada da área aos 19 minutos e forçou Leonardo Burián a fazer uma defesa de reflexo.

No entanto, nos minutos finais o volume de jogo do Sabalero foi melhorando novamente e, aos 40 minutos, uma jogada de novo vinda do lado direito do ataque argentino foi de maneira perigosa pra dentro da área onde estava Pulga Rodríguez, bem posicionado, para concluir e virar o marcador.

error: Futebol Latino 2023