Jogando na cidade de Riobamba, mais precisamente no Estádio Olímpico Riobamba, a Colômbia, atuando de maneira razoável, conseguiu descolar uma importante vitória por 1 a 0 diante do Chile, resultado que eliminou os chilenos do Sul-Americano Sub-20
Leia mais: Eduardo Vargas deve fechar com o Tigres, informa portal
Rafael Márquez rebate Donald Trump no Twitter
Mesmo com um gramado bem deteriorado em função da grande quantidade de partidas realizadas em Riobamba pelo torneio, as duas equipes começaram o jogo trabalhando bastante a troca de passes e quem foi mais competente logo de cara foram os colombianos.
Com seis minutos de jogo, o meio-campista Ever Valencia tabelou com seus companheiros e, ao ficar de frente para a meta de Gonzalo Collao, bateu com precisão de pé esquerdo no extremo canto direito e abriu a contagem para a equipe cafetera.
Mesmo a frente do placar, os colombianos continuaram em um ritmo mais acelerado com relação a volume de jogo e expunham diversos problemas de armação e marcação que acompanharam a seleção chilena durante todo o torneio. Os únicos momentos de boa presença ofensiva da Roja eram nas bolas paradas, situações que complicaram a vida da problemática defesa da Colômbia.
Com isso, o placar acabou não se alterando novamente até o apito final da primeira etapa do árbitro venezuelano Jesús Valenzuela.
O segundo tempo começou de maneira mais devagar, porém aos poucos as duas seleções voltaram aos seus melhores momentos dentro do jogo. Enquanto através de uma tabela com o atacante Jorge Obregón o meia Eduard Atuesta acertou a trave chilena, pelo lado do time andino as coisas começaram a melhorar a partir dos 13 minutos, quando Jeisson Vargas chutou para uma boa intervenção do goleiro Manuel Arias.
Entretanto, com o passar dos minutos e o gol de empate não saindo, a situação começou a ficar cada vez mais desesperadora e nervosa no aspecto emocional e de competição para os chilenos já que, com o resultado, o time dirigido por Hector Robles dava adeus logo na primeira fase ficando em último lugar da chave. Tanto é verdade que a La Roja começou a esbarrar no fator ansiedade para concluir os seus lances ofensivos, algo que certamente influenciou tanto na armação das jogadas como também na pontaria dos atacantes.
Com isso e o interesse dos colombianos em apenas deixar o tempo correr para garantir sua vaga no hexagonal final, a partida seguiu em um nível técnico reduzido até o apito final de Valenzuela que decretou o fim da passagem do Chile pelo Sul-Americano Sub-20 e o avanço da Colômbia.