Demonstrando a eficiência que faltou no duelo de ida em Barranquilla, os jovens jogadores da Colômbia conseguiram, mesmo em solo norte-americano, desbancar os Estados Unidos por 2 a 1 e carimbar sua vaga como a última seleção latina classificada para as Olimpíadas desse ano no Rio de Janeiro.
Leia mais: Messi joga bem e Argentina bate Bolívia por 2 a 0
O empate em 1 a 1 na casa do oponente até animou a “zebra” do confronto, muito em função de contar nesse embate com o apoio da torcida em Columbus, no estado do Ohio. Entretanto, quem acabou saindo na frente do marcador, assim como aconteceu no Metropolitano, foram os visitantes com o tento de Roger Martínez aos 30 minutos de partida.
Após a pausa do intervalo, o gol de igualdade também foi marcado por um colombiano aos 27 já que Déiver Machado, tentando afastar o perigo, acabou acidentalmente encobrindo o arqueiro Carlos Bonilla e recolocando o U.S. Team no confronto, pois o empate em 1 a 1 levaria o mata-mata para as penalidades.
Porém, sendo superior tecnicamente dentro do embate e sabendo usufruir disso, logo seis minutos depois a Colômbia mais uma vez estava na frente do marcador para tristeza dos torcedores que compareceram em numerosa presença ao Frisco Stadium.
Mais uma vez o artilheiro da noite, Roger Martínez, fez brilhar sua estrela com muita categoria. Após receber um belo cruzamento vindo do lado esquerdo do ataque, o centroavante dominou já tirando do marcador e bateu com consciência no extremo canto direito de Horvath.
Com o resultado, a Colômbia se juntou a Argentina (Campeã do Sul-Americano Sub-20), Brasil (País sede), Honduras (Campeã do Pré-Olímpico da Concacaf) e México (Vice-campeão do Pré-Olímpico da Concacaf e atual medalhista de ouro) dentre as seleções da América Latina que vão em busca da conquista nas Olimpíadas que, com exceção de Argentina e México, seria inédita.