O desempenho louvável da Colômbia diante da Polônia em Kazan foi acompanhado por um elástico marcador. Em duelo do Grupo H da Copa do Mundo, os sul-americanos golearam por 3 a 0 e chegam a rodada derradeira jogando por uma vitória contra Senegal para avançar.
Leia mais: No Paraguai, Olimpia retornará na segunda-feira as atividades
Arturo Vidal sobre Messi: “É muito difícil falar sobre ele”
O jogo
Depois dos quase 10 minutos iniciais onde a posse de bola e velocidade pelos lados de campo da Polônia foi bastante usada em uma pressão inicial dos europeus, aos poucos o selecionado latino foi se encaixando e conseguindo manter o duelo mais equilibrado.
Entretanto, apesar de não serem tão acoçados quanto no princípio, faltava com que a troca de passes dos Cafeteros envolvesse a zaga polonesa ao ponto das finalizações realmente levarem perigo a meta defendida por Wojciech Szczesny. A melhor das jogadas criadas nesse sentido veio em uma infiltração de Juan Cuadrado pelo lado direito onde, depois de dois dribles excelentes, Szczesny fez uma boa defesa.
Percebendo que pelo chão as coisas estavam difíceis, os sul-americanos passaram a insistir na bola pelo alto e tamanho foi o volume de tentativas que o prêmio veio por intermédio do zagueiro Yerry Mina.
Aos 39 minutos, após bom lance onde Juan Quintero achou bem posicionado James Rodríguez, o camisa 10 deu uma verdadeira assistência para o zagueiro ex-Palmeiras e hoje no Barcelona subir mais alto que a zaga adversária e testar firme para o fundo das redes.
Segundo tempo
O mesmo cenário de pressão inicial da Polônia e posterior retomada das ações por parte da Colômbia se repetiu na etapa complementar. Com o adendo de que, já aos cinco minutos, os Cafeteros tiveram a clara chance de ampliar sua dianteira com o artilheiro Falcao García, mas o camisa 9 finalizou muito mal após passe de Cuadrado.
Com poucas opções de criação, o time do Velho Continente passou a cada vez mais se concentrar na aposta de contar com uma inspirada tarde de seu artilheiro máximo, Robert Lewandowski. Na maioria das vezes a zaga colombiana se deu melhor, mas, quando houve um deslize da marcação com 12 minutos, o avante do Bayern de Munique dominou bem dentro da área e chutou para a intervenção providencial de David Ospina.
Superior tecnicamente, a troca de passes dos comandados de José Pékerman bagunçaram a defesa do oponente aos 23 minutos. Juan Quintero teve liberdade no domínio de bola na intermediária e deu um excelente passe para Falcao, frente a frente com o arqueiro polonês Szczesny, bater com firmeza e fazer 2 a 0 Colômbia.
O selecionado da América do Sul percebeu o abatimento da Polônia e conseguiu através de uma linda assistência de James chegar ao terceiro gol na base da velocidade de Cuadrado. O camisa 11 chegou na cara do gol e não desperdiçou, batendo de chapa no canto esquerdo e dando números finais a partida.