Em jogo fraco tecnicamente, Colômbia e Paraguai abriram os trabalhos do Sul-Americano Sub-20 e ficaram no empate por 1 a 1. Os colombianos marcaram com Valencia e os paraguaios balançaram as redes com Sebastián Ferreira.
Na próxima rodada o Paraguai folga. Já a Colômbia tentará a sua recuperação contra o Equador.
O duelo
O primeiro tempo teve a Colômbia buscando mais o ataque. A seleção comandada por Carlos Restrepo procurava trocar mais passes e furar de alguma maneira a zaga adversária. Enquanto os paraguaios mantinham o sistema defensivo muito forte e apostavam na bola parada para levar perigo aos colombianos.
A primeira chance saiu aos 21 minutos, quando Quiñonez ficou cara a cara com Arzamendia e o goleiro fez uma bela defesa. No rebote, o colombiano ainda tentou mandar para o fundo das redes, mas a zaga afastou o perigo.
No mais, a Colômbia até criou uma chance através da bola aérea, porém o goleiro paraguaio defendeu o tiro de Hernandez.
Segundo Tempo
O retrato da primeira etapa continuou e a Colômbia voltou pressionando. Os cafeteiros apostavam em jogadas pelas laterais e o Paraguai se fechava como podia. O zagueiro Meza foi um dos destaques da seleção guaraní, pois afastava todas da grande área.
Insatisfeito com a dificuldade de abrir o placar, Carlos Restrepo promoveu a entrada de Valencia. Pouco depois da sua entrada, o atacante aproveitou um erro na marcação paraguaia, avançou com a bola, mas Arzamendia cresceu na frente do atacante e defendeu a finalização com o pé. Na sequência do lance, Atuesta arriscou de fora da área e a bola carimbou caprichosamente a trave do Paraguai.
Se a equipe colombiana não conseguia abrir o placar, o mesmo não pôde se dizer dos meninos do Paraguai. Na casa dos 35 minutos, Riveros lançou Sebastián Ferreira, que dominou na grande área e bateu cruzado, 1 a 0 e muita festa paraguaia.
Nos minutos finais a Colômbia partiu para o abafa e chegou ao empate com Valencia. O camisa 9 aproveitou a sobra no escanteio e tocou na saída do goleiro, 1 a 1.
Ficha Técnica
Colômbia: Manuel Arias – Anderson Arroyo, Jorge Segura, Carlos Cuesta, Leyser Chaverra – Kevin Balanta, Eduard Atuesta, Juan Ramírez (Jorge Obregón, 72), Juan Camilo Hernández – Julian Andrés Quiñones e Michael Gómez (Damir Ceter Valencia, 65). DT: Carlos Restrepo.
Paraguai: Marino Arzamendia – Rodi Ferreira, Saúl Salcedo, Pablo Meza, Blas Riveros – Cristhian Paredes, Rodrigo Bogarín (Pedro Báez, 56), Jesús Medina – Sebastían Ferreira (Jorge Morel, 84), Julio Villalba e Josué Colmán (Mathías Villasanti, 56). DT: Pedro Sarabia.