Colômbia é derrotada pelo Equador e dá adeus no Sul-Americano Sub-20

Equador-Colômbia-Sul-Americano-Sub-20-Futebol-Latino-08-02
Foto: Arte Futebol Latino

Mesmo restando ainda uma rodada para o término do Sul-Americano Sub-20, a seleção da Colômbia não possui mais chances matemáticas de classificação para ir a Copa do Mundo da categoria depois de perder para o Equador por 3 a 0 jogando no Olimpico Atahualpa.

Leia mais: Libertadores com cinco vagas para serem definidas em dois dias
Confira um raio-x da rodada do Sul-Americano Sub-20

As duas equipes começaram apostando bastante no aspecto da velocidade, porém sendo ambos imprecisos para finalizar de maneira perigosa.

O que melhor foi produzido nos primeiros minutos foi uma jogada de contra-ataque pelo lado esquerdo do ataque da Tri onde, após receber um belo passe de Herlín Lino, Bryan Cabezas só não conseguiu levar mais perigo ao gol de Jaime Mora pelo fato do arqueiro colombiano sair rapidamente para fechar o ângulo do avante que atua na equipe italiana da Atalanta.

Com uma mudança de estratégia da Colômbia, tentando manter mais a posse de bola e pressionar com mais intensidade no ataque, a situação do Equador ficava complicada no momento de sair jogando desde a sua defesa. No entanto, mesmo recuperando a posse mais próximo ao gol de José Cevallos, faltava qualificar o passe para colocar principalmente sua força ofensiva em condições reais de finalização.

A equipe mandante até teve outras duas excelentes chance com Cabezas e Jordy Caicedo tendo ambos liberdade para finalizarem, mas um chute rente a trave direita de Mora e uma bola que explodiu no poste esquerdo impediram a abertura do placar.

E, se não foi possível nos primeiros 45 minutos, Cabezas, logo na sua primeira oportunidade da etapa complementar, não desperdiçou. Recebendo mais uma vez nas costas da zaga cafetera, o camisa 10 da Tri encheu o pé para vencer Jaime Mora e levantar o torcedor em Quito.

Um tipo de reação minimamente a altura dada pelos colombianos foi dada apenas aos 15 quando, de muito longe, Julián Quiñones fez Cevallos trabalhar. Mas a tentativa acabou sendo ofuscada dois minutos depois com o aumento da dianteira equatoriana.

Com 17 minutos, Jordy Caicedo aproveitou a falha da zaga dirigida por Carlos Restrepo e fuzilou Mora, sem qualquer possibilidade de defesa para o goleiro adversário.

Depois do segundo gol, os comandados de José Rodríguez passaram a dar muito mais a bola ao seu oponente. Porém, a falta de criatividade persistia em atrapalhar a Colômbia em formular lances de perigo na base da troca de passes, sendo possível levar algum perigo somente nas bolas aéreas que passavam de um lado a outro da defesa do Equador.

Para colocar um ponto final nas chances de seu oponente, Estupiñán encontrou Bryan Cabezas com absoluta liberdade e, na saída de Jaime Mora, colocou o 3 a 0 no marcador.

Tendo esse cenário com direito a gritos de “olé” do torcedor local, a partida foi encerrada pelo árbitro argentino Darío Herrera colocando os equatorianos bem próximos de se qualificarem ao Mundial programado para ocorrer no continente asiático em maio desse ano.

error: Futebol Latino 2023