Os inúmeros erros na criação e nas finalizações dos jogadores da Colômbia acabou custando caro ao selecionado sul-americano. Enfrentando os Estados Unidos pela repescagem para as Olimpíadas no Rio de Janeiro em Barranquilla, os comandados do ex-jogador colombiano Carlos Restrepo empataram em 1 a 1.
Leia mais: Brasil enfrenta o Uruguai visando o G4 nas Eliminatórias
A diferença técnica no início da partida ficou bem evidente, fazendo com que a posse de bola estivesse sobre o poder dos donos da casa. O time colombiano chegou a criar uma boa chance em passe de Juan Quintero, mas o goleiro Horvath conseguiu defender cara a cara com o atacante Preciado.
Entretanto, o espaço dado pela lateral-esquerda na defensiva dos mandantes por parte de Borja foi fatal para o primeiro tento da partida. Após jogada em velocidade feita pelo norte-americano Rodríguez, o camisa 10 Luis Gil chegou batendo e contou com um desvio da zaga para enganar o goleiro Bonilla.
Os minutos que se seguiram na primeira parte tiveram exatamente o mesmo cenário, com a Colômbia tentando usar sua maior posse para abrir a defesa Yankee (algo que conseguiu no lance de muito perigo com a jogada individual de Renteria e no chute potente de Quintero) e os norte-americanos se aproveitando dos erros defensivos dos colombianos para criar bons lances de perigo.
Com isso, as duas situações mais perigosas conseguidas para marcar foram dos visitantes. Enquanto em uma delas o arqueiro Bonilla saiu precipitadamente da meta e, sendo driblado, quase condenou o time cafetero, no outro lance Rodríguez esteve muito perto de balançar a rede adversária, mas a zaga conseguiu fazer o corte em chute próximo a sua pequena área.
No segundo tempo, os 15 minutos iniciais talvez tenham sido os mais perigosos vividos pela defensiva dos Estados Unidos, sendo “amassados” praticamente dentro de sua área com uma intensa movimentação dos sul-americanos, que erravam na finalização. Em sua maior criação, um cruzamento vindo da ponta esquerda do ataque encontrou a cabeça de Preciado, que testou raspando a trave do goleiro Cropper, que teve que entrar no lugar do lesionado Horvath.
Depois desse período de tempo, a situação parecia tranquilizada para os visitantes mas, aos 22 minutos, uma nova jogada criada pela Colômbia para a velocidade do atacante Santos Borré, que entrou na segunda etapa, acabou resultando em penalidade cometida pelo estadunidense Acosta e confirmada pelo árbitro turco Cuneyt Cakir. Na cobrança, Juan Quintero cobrou com precisão, vencendo o goleiro mesmo com a queda no canto correto de Cropper.
Após o gol, a equipe da casa bem que tentou aproveitar o melhor momento, mas os equívocos e precipitação nas finalizações e passes próximos a grande área adversária persistiram, mantendo o marcador no Estádio Metropolitano inalterado até o apito final.
Com o resultado, quem sair vencedor do jogo de volta, marcado para a próxima terça-feira (29) em território norte-americano fica com a vaga olímpica.