Colo-Colo renasce, ganha do Melgar e vai vivo para a última rodada

Melgar-Colo-Colo-Libertadores-Futebol-Latino-07-04
Foto: Arte Futebol Latino

Mesmo sem atuar bem por praticamente 60 minutos no jogo contra o Melgar em Arequipa, o Colo-Colo contou com uma noite iluminada do artilheiro Esteban Paredes para virar o placar e, com o 2 a 1 favorável aos chilenos, ainda ter chances matemáticas de avançar as oitavas de final da Copa Libertadores.

Leia mais: Depois de foto no Morumbi, Renan é afastado da Portuguesa

Os primeiros minutos deram a noção de urgência que possuía uma vitória colo-colina dentro do Peru, sendo o time vistante o responsável por ter mais a bola e tentar sufocar seu oponente, porém sem muitas jogadas que realmente assustassem o goleiro Daniel Ferreyra muito por um excesso de toques e poucas finalizações.

E foi justamente quando os chilenos arriscaram de longe que o primeiro grande momento do Colo-Colo se concretizou. Aos 21 minutos, o meia Jaime Valdés chutou com violência e fez a bola explodir no travessão de Ferreyra, que nada poderia fazer caso a bola fosse um pouco mais baixa. Pelo lado do Melgar, a pouca inspiração em acionar o artilheiro Bernardo Cuesta acabou resultando em um time muito mais preocupado em cuidar dos ataques do oponente do que fazer trabalho o arqueiro Paulo Garcés.

Os colo-colinos tentaram novamente de muito longe aos 43 e dessa vez com o lateral-direito Gonzalo Fierro, mas dessa vez o goleiro do Melgar conseguiu evitar o primeiro do Popular.

Na volta do intervalo, as duas equipes voltaram com mais atitude e, já nos três primeiros minutos, em duas chegadas do Colo-Colo e uma do Melgar com muito perigo, parecia que o gol estava perto. E foi o que aconteceu em favor dos peruanos em um equívoco defensivo dos visitantes.

Em passe longo que ia na direção de Bernardo Cuesta, a zaga chilena cortou muito mal e, no rebote, o camisa 9 do time de Arequipa chutou forte de perna esquerda, no extremo canto-direito de Garcés, e abriu a contagem no Estádio Monumental UNSA.

O time visitante bem que tentou reagir rapidamente em chute de Paredes, mas o goleiro Ferreyra e uma postura bem mais organizada do Melgar davam a impressão de que os peruanos estavam mais perto de ampliar do que uma igualdade no marcador.

E essa dianteira poderia ter sido ampliada aos sete minutos, quando Omar Fernández saiu cara a cara com Jaime Garcés, mas chutou muito longe do gol. Não bastasse ter perdido uma chance ao time mandante, o camisa 22 ainda perderia outra muita semelhante, tendo na segunda ainda driblado o zagueiro Julio Barroso antes de desperdiçar a finalização.

Sofrendo pressão, o técnico José Sierra resolveu ousar e, com as entradas de Martín Tonso e Javier Reina nos lugares de Luis Figueroa e Claudio Baeza, os vistantes voltaram a ter mais posse de bola e passaram a insistir nos cruzamentos vindos do lado esquerdo com as subidas de Jean Beausejour. De tanto insistir, a estrategia surtiu efeito.

Aos 23, Beausejour acertou uma bola que se tornou uma verdadeira assitência para o goleador Esteban Paredes, que testou com força para a meta de Ferreyra e deixou tudo igual no Peru. Aos 27, novamente a mesma criação e novamente o mesmo autor do primeiro tento voltaram a aparecer para virar o placar para o Colo-Colo.

Com nova ida ao ataque de Beausejour, a bola desviou na zaga do time rubro-negro de Arequipa e sobrou novamente para Paredes que, sem deixar a bola cair, acertou um chutaço de perna esquerda para fazer a festa do excelente contigente de chilenos que compareceram ao estádio.

A virada do placar não fez com que o time chileno conseguisse ter mais controle da partida, mas sim o Melgar começou a avançar sua linhas e aproveitar as mudanças ofensivas dos colo-colinos para tentar surpreender o oponente e conseguiu, pelo menos em duas oportunidades, assustar a defesa do goleiro Garcés.

Sendo assim, a equipe de Santiago precisou sofrer por todo o restante do duelo para que, com o apito final do colombiano Luis Sanchez, os visitantes comemorassem valiosos três pontos dentro do Grupo 5 da Libertadores.

error: Futebol Latino 2023