Em reunião presencial realizada na última quarta-feira (8), representantes da Federação Venezuelana de Futebol (FVF), da Associação Única dos Futebolistas Profissionais da Venezuela (AUFPV) e também das equipes que disputavam a Liga FutVe começaram a delinear o planejamento para a retomada do futebol no país.
Leia mais: Ex-jogador se atrapalha ao mostrar camisa da Argentina que usou contra o Brasil em 1990
Em jogo matutino da MLS, Philadelphia Union vence o New York City; Veja o gol
Elementos como o formato de disputa e data específica para o reinício não foram “cravadas” pelos presentes, ficando a reunião voltada para de que forma a parte logística será exercitada para viabilizar a competição.
Nesse momento, a atitude escolhida foi de utilizar os recursos recebidos pela Conmebol como forma de auxílio econômico as federações associadas para financiar questões como testagem dos atletas e elaboração dos protocolos sanitários.
Outros pontos tratados foram a possibilidade de ampliar o número de inscritos para 30 integrantes (25 atletas e cinco como suplentes) bem como a determinação das cidades de Carabobo e Yaracuy como sedes fixas da competição, algo que ainda está em discussão.
A retomada da liga venezuelana, ao contrário dos torneios europeus ou de outros que já haviam começado na América Latina antes da pandemia, se dará desde o início. Isso porque, por determinação da Federação Venezuelana, a Liga FutVe teve as rodadas previamente disputadas consideradas como nulas.