bonus de cadastro

Clubes brasileiros tem ampla vantagem sobre equatorianos em número de decisões pela Sula

taca-sul-americana-futebol-latino-01-06
Foto: Divulgação/Conmebol

*Por Danilo Di Grado

Após eliminar o Melgar em uma das semifinais da CONMEBOL Sul-Americana, o Independiente Del Valle garantiu sua vaga na grande final da competição continental.

BANNER ODDS SHARK INTERNO 03-06-2022Leia Mais: Peñarol vive momento de instabilidade na temporada; saiba mais
Contestado! Saiba até quando vai o contrato de Dani Alves no México

A equipe, que volta a decidir o título após três anos, tentará levantar seu segundo caneco na história, desta vez diante de um brasileiro: o São Paulo. Entretanto, em número de decisões, os clubes brasileiros levam maior vantagem em comparação ao equatorianos.

Voltando no tempo, em 2008, o Internacional se sagrou campeão ao bater o Estudiantes na final. Por outro lado, no ano seguinte, a LDU, que vivia um ótimo momento na época ao conquistar a Libertadores contra o Fluminense um ano antes, em 2009 voltou a superar o Tricolor das Laranjeiras, porém pela outra competição da CONMEBOL, garantindo o título.

Já nos dois anos seguintes, a história para equipes de ambos os países foi diferente. Em 2010, o Goiás chegou à decisão diante do Independiente. No entanto, acabou sendo superado nos pênaltis pelos argentinos por 5 a 3. Já em 2011, a LDU voltou a decidir, desta vez contra o Universidad de Chile, com a equipe Santiago levando a melhor.

Até que no período de 2012 a 2018 os times brasileiros praticamente dominaram o cenário, com exceção aos anos de 2014 e 2015. Neste período, foram três títulos: São Paulo (2012), Chapecoense (2016) e Athletico-PR (2018). Além disso, conquistou dois vices com Ponte Preta (2013) e Flamengo (2017).

Somente em 2019 é que os equatorianos voltaram à final, justamente com o Del Valle. Na ocasião, já em partida única, o clube de Sangolquí derrotou o Colón por 3 a 1, em Assunção. Pela última temporada, em 2021, o Furacão decidiu com o Red Bull Bragantino, levantando a taça ao bater o Massa Bruta por 1 a 0 em Montevidéu.

Independiente del Valle e São Paulo decidirão o título da edição de 2022 no dia 1º de outubro, no Estádio Mário Kempes, em Córdoba, na Argentina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2023