Um dos clubes de maior prestígio e número de torcedores no futebol mexicano, o América cometeu um equívoco tão cômico quanto trágico e que custou caro a equipe na atual edição do Clausura 2021 do Guardianes na Liga MX.
Leia mais: FIFA toma decisão sobre caso envolvendo Fernando Gaibor e Independiente
Goleiro e zagueiro cometem falha bizarra em gol na Argentina; Assista
Isso porque, depois de denúncia feita pelo Atlas apontando que o atacante uruguaio Federico Viñas (que ficou no banco de reservas) não foi oficialmente inscrito pelas Águilas para o jogo do último fim de semana, a Comissão Disciplinar avaliou e puniu o América com a perda de três pontos no duelo em questão.
Com isso, o resultado original de 2 a 0 para os Cremas foi convertido para um 3 a 0 para a equipe adversária em marcador que tirou a equipe da Cidade do México da liderança. Agora, o clube dirigido pelo técnico Santiago Solari está em terceiro lugar com 13 pontos, sendo ultrapassado por Cruz Azul e Toluca, respectivamente.
Em nota, o América reconhece o erro em tom de pedido de desculpas ao seu torcedor, apontando que “está fazendo as mudanças necessárias para que uma situação desse tipo não volte a acontecer.”
Todavia, a avaliação do clube é de que a punição foi muito dura diante da infração, pedindo expressamente tanto a Liga MX como a Federação Mexicana de Futebol que façam uma nova análise do caso por considerarem como algo “desproporcional que uma falta administrativa seja penalizada com a perda esportiva de três pontos Que foram ganhos de maneira legítima.”