Clube do Uruguai está sob investigação por parte da justiça argentina

Associação-Uruguaia-de-Futebol-Latino-04-08
Foto: AFP

Em informação publicada inicialmente pelo tradicional jornal do Uruguai El País, a justiça da Argentina informou o país do outro lado do Rio de la Plata através de uma carta de recomendação que gostaria de mais informações acerca do processo de transferência de um considerável número de jogadores.

Leia mais: Técnico do Independiente dispara contra a arbitragem: “Nós tivemos um gol mal anulado e um pênalti não marcado”
“A minha equipe foi inteligente”, afirma técnico do Santa Fe

A principal suspeita apurada pelos integrantes da justiça argentina seria com relação ao não pagamento de obrigações fiscais, situação essa que teria ocorrido em pelo menos 400 transações datadas desde o ano de 2012.

Não foi dado nenhum indício ou mesmo informação extra-oficial referente a qual ou quais seriam as equipes envolvidas no caso ou mesmo se elas são referentes a equipes das primeiras divisões uruguaias. É sabido apenas que, nos próximos dias, a tendência é que diretores de futebol sejam convocados a depor na justiça charrua para prestar esclarecimentos.

O problema de impostagem é constantemente ligado ao Uruguai, sendo inclusive alvo da FIFA nos casos onde o jogador é registrado como pertencente a uma equipe do país sul-americano, mas, na verdade, nunca passou pelo mesmo e atua no continente europeu.

Um caso bastante conhecido para o público brasileiro é o do atacante Willian José, ex-São Paulo, Santos, Grêmio e hoje na Real Sociedad, da Espanha. Em todas as transações, o negócio foi feito em regime de empréstimo junto ao Deportivo Maldonado, equipe da segunda divisão local na qual Willian jamais fez uma partida sequer na carreira.

error: Futebol Latino 2023