“Cláusula Rivaldo” é retirada de regulamento no futebol espanhol

Foto: Divulgação/Barcelona

Segundo informação divulgada pelo diário Sport, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) aprovou o regulamento para o início da temporada 2021/2022 onde um item conhecido sugestivamente como “Cláusula Rivaldo” acabou retirado da legislação.

Soccer 300x250

Leia mais: Ex-presidente do Boca Juniors faz revelação sobre fim da passagem de Tevez
Copa América protagoniza curiosa situação entre os treinadores

No distante ano de 1997, o futebol espanhol viveu uma situação bastante polêmica envolvendo a transferência de Rivaldo do Deportivo La Coruña rumo ao Barcelona com o clube da Catalunha concordando em pagar a multa rescisória do brasileiro (na cotação de hoje equivalente a quase R$ 140 milhões) em momento onde o La Coruña ficou praticamente sem tempo hábil para contratar um substituto e inscrevê-lo para atuar.

Diante da repercussão do caso onde Rivaldo teria “saído as escondidas” do clube da Galícia ao ponto de sequer ter se despedido dos companheiros tamanha a celeridade do processo, os gestores do futebol local criaram uma exceção à regra de inscrição de atletas que, propiciamente, acabou sendo apelidada de “Cláusula Rivaldo”.

Nela, os clubes teriam um prazo de 30 dias adicionais para inscrever novos jogadores desde que um atleta deixasse a equipe diante do pagamento de multa rescisória por um terceiro em até 15 dias antes do fechamento do período de inscrição.

Com isso, as equipes do futebol espanhol não terão a premissa citada nos próximos dois ciclos de transferências válidos até o próximo dia 31 de agosto (pré-temporada) bem como o mês de janeiro na janela do inverno europeu.

error: Futebol Latino 2023