*Por Mônica Alvernaz
Na última quinta (1), a partida entre Deportivo Cuenca e Oriente Petrolero valeu mais do que apenas a vaga na segunda fase da Sul-Americana. Com o resultado conquistado, a equipe boliviana viu cair um jejum de sete anos na competição: desde 2010 o Oriente Petrolero não avançava à segunda fase da Copa Sul-Americana
Leia mais: Novo estádio do Cerro Porteño ganha os últimos retoques
Seleção do Chile perde mais um atacante para a Copa das Confederações
Se em 2017, a vitória foi suada, após estar com um a menos em campo e levar a disputa por pênaltis, em 2010, o Oriente Petrolero classificou no tempo normal. Na ocasião, a equipe boliviana venceu o Universidad de Chile por 3 a 2, no placar agregado, e avançou na competição, na qual acabou eliminado na fase seguinte.
Além de garantir a vaga para a segunda fase, o Oriente Petrolero embolsou um valor de 300 mil dólares pela classificação. Agora, a equipe boliviana comandada por Eduardo Villegas aguardo o sorteio que definirá o adversário na nova etapa.
Os chaveamentos realizados na primeira fase, não determinarão os confrontos da nova etapa da competição. Para saber o seu adversário na Sul-Americana, o Oriente Petrolero, assim como as demais equipes, precisár aguardar o dia 14 de junho. Nesta data, o sorteio determinará os novos confrontos e chaves da competição.