*Alex Dias de Souza
Pelo Sul-Americano sub-17, a seleção chilena estreou com vitória ao derrotar na noite desta quinta-feira a Bolívia em jogo válido pela primeira rodada do Grupo A em Rancagua.
Leia mais: Todas as seleções já estão convocadas para o Sul-Americano sub-17
Cobiçado na Europa, destaque do Sul-Americano fecha com time chileno
Apesar do placar magro, os anfitriões dominaram a seleção da boliviana e não tiveram grandes dificuldades para conseguir a vitória e somar os primeiros três pontos no torneio.
Entretanto, o desperdício de gols fez com que os chilenos ficassem na segunda colocação do grupo momentaneamente, isso porque os donos da casa marcaram um gol a menos do que a Colômbia, que venceu o Equador mais cedo por 2 a 1 e ficou no topo da tabela até então.
O jogo
A seleção anfitriã começou o jogo em alta voltagem. Nos primeiros minutos, o Chile chegava sempre com perigo na área dos bolivianos, e de tanto pressionar, teve a primeira chance de abrir o placar. Aos 9 minutos, após boa jogada, Campos foi derrubado dentro da área.
Na cobrança da penalidade, o Chile perdeu a chance de abrir o placar com Vega, que chutou no canto e viu o goleiro Rivas fazer uma bela defesa e mandar para escanteio.
A Bolívia só se defendia e não aproveitava as chances que tinha de contra-atacar. Os chilenos não ficaram desesperados com o pênalti perdido. Sempre com muita calma e personalidade, trocavam bons passes e pressionava os bolivianos.
Somente aos 38 minutos, a insistência dos chilenos foi recompensada. Após cobrança de escanteio, a zaga boliviana falhou e Valencia livre de marcação cabeceou para fazer 1 a 0 para o Chile.
No final da primeira etapa, os donos da casa administraram a vantagem e foram para o intervalo com uma merecida vitória.
Segundo tempo
No início da segunda etapa, o jogo pouco mudou. O Chile tinha o domínio do jogo e mais posse de bola. Para tentar mudar essa situação, a Bolívia tentava pressionar a saída de bola sem sucesso.
Com a bola nos pés, os Bolivianos não sabiam direito o que fazer, além de não conseguir pressionar o adversário, a Bolívia abusava dos chutões e facilitava o jogo para o Chile.
Aos 10 minutos, o Chile quase balançou as redes outra vez. Após passar com velocidade pelos marcadores, Diaz descolou um belo cruzamento para Lara que de frente para o gol chutou torto e desperdiçou a chance de fazer o segundo gol.
Ao longo do segundo tempo, o jogo não teve grandes emoções, e continuou com raras chances de gols para os dois lados, isso porque a Bolívia assistia o Chile jogar e trocar passes com muita calma, e a seleção chilena não aproveitava a fragilidade do adversário para atacar com mais agressividade e ampliar a vantagem.
No final do jogo, mesmo com uma vantagem magra, o Chile em nenhum momento foi pressionado pela Bolívia e garantiu a vitória com muita facilidade. Na próxima rodada, os bolivianos folgam, já os chilenos encaram a Colômbia no sábado em Rancagua.