*Por Rodrigo Sturaro
A ANFP (Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile) confirmou que apresentou um protesto formal à Conmebol contra a Bolívia pela presença do zagueiro Nelson Cabrera no duelo que foi válido pelas Eliminatórias. O jogo foi realizado no dia 6 de setembro, em Macul-CHI, e terminou com o empate em 0 a 0.
Leia mais: Schweinsteiger pode jogar pelo FC Dallas da MLS
Dirigente do River Plate ameaça torcida do Boca Juniors em vídeo
Segundo os chilenos, Cabrera não teria cumprido a normativa da FIFA quanto ao tempo de vivência em outro país para naturalização. A regra diz que um atleta só pode obter outra nacionalidade para atuar futebolisticamente após cinco anos de comprovada moradia no país e o zagueiro possuí apenas três.
Além disso, o atleta disputou um amistoso com a camisa da seleção paraguaia em 2008, com isso a Bolívia teria obrigação de apresentar a FIFA uma solicitação de troca de nacionalidade do atleta. A expectativa da ANFP é de que o Chile possa herdar os três pontos da partida devido a irregularidade.
Para não correr mais risco, a Federação Boliviana de Futebol optou por liberar Cabrera da convocatória para as partidas diante do Brasil e do Equador. Outro atleta que estaria com o mesmo problema é Damian Lizio, argentino naturalizado boliviano, que atualmente defende o Botafogo.