Após a derrota por 2 a 0 contra o Equador na última rodada das Eliminatórias, a seleção do Paraguai, na figura do técnico Eduardo Berizzo, foi criticada pelo ex-jogador José Luis Chilavert em entrevista dada para a Radio Ñandutí.
Leia mais: Lionel Messi sofre entrada criminosa em jogo da Argentina; assista
Arturo Vidal detona VAR e árbitro após perder do Brasil
Conhecido por suas afirmações e avaliações bastante ácidas, Chilavert pontuou que o sistema tático usado pelo atual comandante da Albirroja está equivocado, precisando ele retornar a algo mais tradicional como o 4-4-2.
Além disso, o fato da elite nacional no Paraguai contar com somente dez equipes também foi motivo de críticas por parte do ex-atleta. Para ele, situações como essa dificultam na avaliação e obtenção de bons valores que, consequentemente, abasteceriam de maneira mais farta a seleção:
“O sistema que implementou Berizzo não é o que se tem de usar. O 4-4-2 é o que o jogador paraguaio entende mais, creio que está cada vez mais difícil ir ao Mundial.”
“Vai ser muito complicado sequer sonhar em ir ao Mundial. O torneio local tem 10 equipes, é uma aberração. Um torneio de bairro tem mais equipes participantes que o torneio do Paraguai e, lamentavelmente, o resultado é o que se vê na seleção”, agregou Chilavert.