ChatGPT? Tecnologia nos campos, bolas tem aparelho interno capaz de trazer e captar dados importantes

chatgpt-bolas-tem-aparelho-interno-capaz-de-trazer-e-captar-dados-importantes-Futebol-Latino
Foto: Divulgação/Adidas

O ChatGPT vem ganhando espaço no mundo virtual por conta da sua IA (Inteligência Artificial), que permite a criação de diversos conteúdos. Inclusive, o ChatGPT vem sendo alvo de diversas matérias publicadas pelo portal DiarioSP, que está sempre de olho nas novas tecnologias.

Desta mesma forma, as bolas de futebol utilizadas em muitos jogos e campeonatos de futebol também são capazes de ter uma inteligência parecida.

Afinal de contas, as bolas têm aparelhos internos que permitem divulgar dados importantes. Algo que vem como uma possibilidade de tentar minimizar, ou praticamente zerar, as falhas durante as partidas de futebol, tornando o jogo mais assertivo.

Bolas inteligentes como o ChatGPT

Fato é que o futebol atual está cada vez mais profissional e mais competitivo. Desta maneira, certos erros de arbitragem são cada vez menos aceitos e, por isso, a tecnologia pode ser uma importante aliada.

Por exemplo, as bolas de futebol usadas em alguns campeonatos já possuem um sensor que avisa se ultrapassou ou não a linha do gol. Assim é o caso da Premier League, o Campeonato Inglês, que tem essa tecnologia onde o sucesso e a eficiência são grandes.

Contudo, essas bolas evoluíram ainda mais nos últimos anos e atingiram o auge durante a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Portanto, ela ficou ainda melhor para ajudar a identificar erros durante os jogos.

Entre outras coisas, serve para ajudar o árbitro assistente na hora de confirmar um impedimento. Neste caso, a bola tem uma série de detectores internos que permitem avaliar com precisão ou não se o atleta está em posição de impedimento.

Desta maneira, é um ‘plus’ a mais nas já modernas linhas de impedimento utilizadas pelo VAR (árbitro de vídeo), tecnologia utilizada há alguns anos nos principais campeonatos profissionais de futebol pelo mundo.

Atualmente, as bolas de futebol têm capacidade de mandar determinados dados para o VAR 500 vezes por segundo. É uma situação parecida com o ChatGPT, que também consegue formular diversas informações por segundo e forma textos interessantes.

Rastreamento

Uma nova situação é o rastreamento do posicionamento dos jogadores dentro de campo. Logo, essa novidade vai ajudar bastante na hora de se acertar o impedimento de forma exata.

Isso porque as linhas de impedimento, embora sejam muito úteis, nem sempre são tão precisas. Desta forma, a bola inteligente serve para reforçar ainda mais a tecnologia.

Outro dado importante sobre essa bola é que o uso da tecnologia de inteligência se usa apenas para os jogos oficiais de futebol organizados pela Fifa. Desta maneira, não se pode vender o produto para particulares, em lojas, apenas nas competições.

Por fim, também é importante ressaltar que a inteligência artificial, conhecida hoje, deverá evoluir ainda mais e ajudar nas competições esportivas nos próximos tempos. Aliás, o próprio ChatGPT ainda precisa passar por alguns aperfeiçoamentos, já que ainda contém alguns erros de informação na hora de gerar as palavras, após o comando dos usuários.

E a bola tecnológica usada nas grandes competições é mais uma mostra de que o mundo está evoluindo bastante neste sentido. Portanto, as bolas de futebol vão ter esse ‘plus’ a mais para melhorar o andamento das partidas.

E, com a evolução da inteligência artificial como o ChatGPT, a tendência é que as bolas de futebol também vivam essa transformação. Isso é algo totalmente natural em um mundo cada vez mais avançado e tecnológico, onde as pessoas estão cada vez mais exigentes em relação à exatidão e às informações sempre precisas e sempre com melhor qualidade do que se acontecia antigamente, quando não se usava nenhum tipo de recurso tecnológico para as competições esportivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2023