*José Dias Sorriso
A Chapecoense estreou com vitória na Copa Libertadores da América. O time brasileiro derrotou o Zulia por 2 a 1, na noite desta terça-feira, no estádio José Encarnación “Pachencho” Romero, em Maracaibo, na Venezuela.
Leia Mais: Jorge Wilstermann aplica goleada histórica em cima do Peñarol
Guaraní vence fora de casa na estreia da Copa Libertadores
O duelo colocou frente a frente dois clubes estreantes na competição. O time brasileiro chega para a disputa do torneio depois de ter sido campeão da última edição da Copa Sul-Americana.
A ”Chape” que passou por uma grande reformulação depois do trágico acidente aéreo que ocorreu na Colômbia. Pelo título da última Copa Sul-Americana, a camisa da Chapecoense recebeu um emblema especial.
Quando a bola rolou, o time da casa foi o primeiro a levar perigo em uma cobrança de falta do experiente meia Arango. Ele que é considerando um dos maiores jogadores da história do país. No chute, a bola saiu à direita do goleiro Artur Moraes. A Chapecoense respondeu também em cobrança de falta. Luiz Antônio chutou de muito longe e a bola saiu à direita do goleiro Vega.
O time brasileiro comandado pelo técnico Vagner Mancini criou outras duas oportunidades de marcar. Primeiro em um chute de Welington Paulista e e logo em seguida com Reinaldo. Em abos os lances a bola passou muito próxima a meta do goleiro da equipe venezuelana.
Aos 17 minutos de partida surgiu um lance que gerou muita reclamação por parte dos Jogadores e comissão técnica da Chapecoense que pediram pênalti, após Niltinho arrancar pela esquerda e receber um toque dentro da área.
O time brasileiro esteve novamente próximo de abrir o placar. Somente não foi possível devido a grande defesa do goleiro Vega. Andrei Girotto finalizou com perigo.
O Excelente público que compareceu ao estádio viu uma Chapecoense melhor postada em campo nos primeiros 25 minutos da etapa inicial.
O time do técnico Vagner Mancini acabou coroado pelo bom futebol apresentado. Praticamente sem ângulo, o lateral-esquerdo Reinaldo fez uma cobrança de falta pelo lado direito do campo. Ele chutou forte e a bola foi parar no fundo das redes do adversário. Um gol que entra para a história como o primeiro da Chapecoense em Copa Libertadores da América. A Chapecoense foi para o intervalo com a vantagem pelo placar mínimo.
Veio a etapa final e o time da casa iniciou melhor. Orozco criou a primeira jogada de perigo em favor dos venezuelanos. Jogando diante de seus torcedores, o Zulia saiu um pouco mais para o jogo, na tentativa de chegar ao gol de empate.
O time da casa jogava melhor na etapa final mas, a Chapecoense estava iluminada e balançou a rede pela segunda vez. Luiz Antonio recebeu a bola de João Pedro e acertou um belo chute de fora da área. A bola morreu no fundo das redes do goleiro Vega aos 23 minutos.
Após sofrer o gol, o Zulia se abriu um pouco mais e foi em busca de diminuir o placar. O experiente meia Arango colocou a bola aos 32 minutos. O gol reacendeu as esperanças do time mandante.
A Chapecoense voltou a levar perigo ao time da casa em uma jogada que começou com o lateral esquerdo Reinaldo. Ele arrancou com a bola e cruzou para o meio da área. Apodi chutou e a bola tocou na trave do goleiro venezuelano.
O jogo ganhou em emoção em seus instantes finais. O Zulia quase chegou ao empate. Arango disparou de fora da área e obrigou o goleiro Artur Moraes a praticar uma grande defesa.
O atacante Welington Paulista teve tudo para sacramentar o resultado. De frente para o gol ele chutou fraco e o goleiro Vega defendeu.
Ao final, muita comemoração por parte dos jogadores e comissão técnica da Chapecoense. A equipe estreia com vitória na Copa Libertadores da América.