*Por Vinicius Fernandes
Sarmiento e Central Córdoba empataram por 0 a 0 no último sábado (8), no Estadio Eva Perón, na cidade de Junín, no jogo de volta do playoff da Primera B Nacional, a segunda divisão do campeonato argentino.
Leia mais: César Vallejo vence em casa e assume vice-liderança do Apertura peruano
Argentina e Chile: seleções da Copa do Mundo feminina que lutam por reconhecimento
No acanhado e lotado estádio, um ambiente hostil esperava a equipe cordobesa. O time verde, empurrado por seus torcedores, partiu para cima e criou várias oportunidades, porém não conseguiu aproveitá-las. Na melhor delas, ainda no primeiro tempo, Nicolás Orsini mandou por cima do goleiro, mas a bola bateu no travessão.
Como na ida havia ocorrido empate por 1 a 1, em Santiago del Estero, a definição do classificado à Superliga se deu nos pênaltis e o time visitante, com cem anos recém cumpridos, levou a melhor por 5 a 3.
Diego Jara, Javier Rossi, Facundo Melivilo, Hugo Vera Oviedo e Alfredo Ramírez marcaron para os santiagueños. Ariel Kippes, Nicolás Castro e Leonardo Villalba converteram para os locais e César Taborda defendeu o chute de Franco Leys.
Assim, o Central Córdoba, comandado por Gustavo “Sapo” Coleoni, consegue o acesso à elite argentina depois de 48 anos e volta à primeira divisão onde esteve entre 1967 e 1971 justamente cinco dias após comemorar o seu centenário. Esse foi o segundo acesso consecutivo do El Ferroviario já que, em 2017/2018, veio da Federal A.