*Por Renan Liskai
Na Argentina, o Ceará conseguiu uma vitória histórica ao fazer 1 a 0 no Independiente, pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Os gols do jogo desta quarta-feira (25) foram de Rodrigo Lindoso, já nos acréscimos da etapa inicial, e Mendoza, no segundo tempo. Sendo assim, o Vozão garantiu os 100% de aproveitamento e a melhor campanha da história em um time no novo formato da competição.
Leia mais: Goleada do Palmeiras faz aumentar jejum do Táchira na Libertadores; entenda
Seleção do México terá desfalque em amistoso por motivo inusitado
Com o resultado, o Ceará fecha a primeira fase como líder do Grupo G, com 18 pontos e com a melhor campanha geral. Assim, o Vozão espera o sorteio para saber quem será seu adversário nas oitavas de final. Enquanto isso, o Independiente fica na segunda colocação e está eliminado.
O começo do jogo na Argentina mostrou o Independiente disposto a propor as ações, uma vez que precisava da vitória. Logo no primeiro minuto, Benegas levou perigo a João Ricardo, que mais tarde também defendeu chute de Soñora.
Apostando nos contra-ataques e nas jogadas pela esquerda, o Ceará quase abriu o placar. Vina recebeu de frente para o gol e, de carrinho, tirou do goleiro Sosa, mas também da rede, mandando ao lado da trave direita da meta.
VOZÃO NA FRENTE!
Ao longo da primeira etapa, o Ceará conseguiu controlar bem o ímpeto e as ações ofensivas do Independiente. Assim, novamente por meio do contra-ataque, o Vozão teve a chance de sair na frente. Mendoza deixou Vina de frente para Sosa, mas o atacante bateu em cima do goleiro.
Em resposta à chance dos brasileiros, o Independiente deu trabalho para João Ricardo do outro lado. Em cruzamento na área, Inssauralde cabeceou e o goleiro do Vozão voou para espalmar. Nos acréscimos veio o tão esperado gol do Ceará. Após cobrança de falta na área, a bola se ofereceu para Rodrigo Lindoso, que bateu cruzado e levou o 1 a 0 para o intervalo.
POUCA EMOÇÃO, ATÉ QUE…
O segundo tempo em Avellaneda foi de muita disputa e poucas finalizações. O Independiente tentou propor o jogo e furar o bloqueio defensivo do Ceará, mas não conseguiu levar perigo real ao gol defendido por João Ricardo.
Por sua vez, o Ceará se fechou e buscou continuar explorando os contra-ataques. A premiação veio aos 45 minutos, quando Erick serviu Mendoza. O colombiano dominou e soltou o pé no canto esquerdo alto de Sosa para decretar a vitória por 2 a 0.