Duas das entidades mais importantes e vitoriosas no cenário da América do Sul, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Associação do Futebol Argentino (AFA) tem um interesse em comum: Solicitar a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) um ajuste de planejamento nas datas da entidade.
Leia mais: Agradecido e sonhando com retorno, Maxi Meza se despede do Independiente
De olho na Libertadores, equipe peruana deve anunciar novo técnico em janeiro
A principal preocupação de ambas organizações pensando já no ano de 2020, já que 2019 está devidamente projetado e planejado, é com relação aos clubes dos dois países atuarem nas competições continentais desfalcados de atletas importantes em função de convocações a Argentina e Brasil, respectivamente.
Para isso, a ideia da CBF para a Conmebol, por exemplo, é fazer com que as datas de Libertadores e Sul-Americana passem a coincidir mais daqui a dois anos. Outra manobra pensada, essa precisando ser alinhada internamente com as federações de cada estado, seria uma redução de datas dos campeonatos estaduais.
Segundo informação do jornalista Rodrigo Mattos que possui um blog no portal UOL, o diretor de competições da Conmebol, Frederico Nantes, foi sucinto ao ser questionado sobre o tema dizendo apenas o seguinte: “Temos a intenção de ajudar as nossas filiadas”.