Nesta segunda-feira (27), os presidentes dos 20 clubes que disputam a elite do futebol nacional se reuniram na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O objetivo do Conselho Técnico Extraordinário foi montar o planejamento para dar sequência ao Brasileirão após a pausa recente.
Leia mais: Meio-campista do Bayer Leverkusen pode pintar no Barcelona
Paulinho vai realizar último jogo no Corinthians contra o Racing (Uruguai)
Intervalo de jogo no Canadá tem corrida de cachorros em campo
A primeira das medidas para não estender o calendário além do dia 8 de dezembro é usar as Datas Fifa para encaixe de jogos atrasados. Originalmente, a CBF organizou as datas para que não houvessem partidas nesse período. Algo que, consequentemente, evitaria prejuízo aos clubes com possíveis convocações. Sendo a exceção dessa regra, até então, somente a Copa América.
Desse modo, os quatro intervalos que restam nesse sentido vão ter jogos do Brasileirão, sendo eles 3 a 11 de junho, 2 a 10 de setembro, 7 a 15 de outubro e 11 a 19 de novembro. A entidade que organiza as competições nacionais não especificou, ainda, a agenda para esses períodos.
Outro recurso da CBF para agilizar a adequação do calendário será inverter alguns mandos de jogos. Dessa forma, os clubes do Rio Grande do Sul, provavelmente, terão algumas de suas partidas como mandante disputadas o mais distante possível. Ao menos, de acordo com as palavras do presidente do São Paulo, Júlio Casares:
“Vamos usar algumas datas Fifa. Foi discutida uma flexibilização, possivelmente, até uma inversão de mando quando necessária. Vamos analisar caso a caso.”
Veto a imunidade de rebaixamento
Há algunas dias, o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, levantou a ideia de que os clubes gaúchos não fossem elegíveis ao rebaixmento diante do cenário desfavorável. Entretanto, o mandatário do clube paulista disse que essa possibilidade não entrou em pauta:
“Nem os clubes do Rio Grande do Sul colocaram essa possiblidade.”
O que se sabe com certeza, atualmente, é que a retomada da competição vai acontecer no próximo dia 1° de junho com os duelos da 7ª rodada.