O horizonte do futebol na Bolívia pode apresentar esperanças bem mais positivas do que atualmente caso um projeto estruturado ambiciosamente por três treinadores com histórico de colaboração ao esporte local se concretize.
Leia mais: Latinos são quase “unanimidade” em equipes da Liga dos Campeões
Segundo informações passadas de uma fonte interna na Federação Boliviana de Futebol (FBF) para a imprensa local, existe um planejamento criado pelos técnicos Douglas Cuenca, Gustavo Romanello e Carlos Aragonés para que eles comandem as seleções bolivianas de base nas categorias sub-15, sub-17 e sub-19 respectivamente.
Ainda de acordo com o que foi apurado junto a origem dessa informação, está agendada uma reunião para amanhã (22) onde os três integrantes desse planejamento terão a possibilidade de apresentar com maiores detalhes como pretendem contribuir em prol do crescimento das divisões primárias da La Verde.
Conheça um pouco mais da história de cada um dos envolvidos no projeto:
Douglas Cuenca
Atualmente com 43 anos, o ex-atleta atuou profissionalmente apenas dentro do futebol boliviano, vestindo a camisa de importantes clubes locais como Jorge Wilstermann e San José, sendo o mesmo revelado para o esporte nas categorias de base do Bolívar.
Gustavo Romanello
O argentino de também 43 anos teve sua atuação mais importante dentro do esporte na Bolívia quando jogou pelo Aurora na temporada 2004/2005. Como técnico, seus trabalhos mais notados foram dentro do futebol da Venezuela, onde já dirigiu o Deportivo Lara e, por último, estando no Yaracuyanos.
Carlos Aragonés
Provavelmente aquele com maior visibilidade dentre os três citados. Além de ser um verdadeiro ídolo nos tempos de jogador defendendo as cores do Bolívar nos anos 70 e também do Palmeiras, ainda no início da década de 80, o profissional hoje com 59 anos já trabalhou por vários clubes da Bolívia como técnico: Real Santa Cruz, Blooming, Oriente Petrolero, o próprio Bolívar e também a seleção principal local, no início dos anos 2000.