Apesar de ter sido relativamente superior no contexto geral, a Venezuela não soube lidar com suas chances e, de quebra, um erro crasso nos minutos finais praticamente “entregou” a vitória ao Paraguai.
Leia mais: Colômbia impõe seu ritmo e começa com vitória sobre o Peru
Ao contrário dos outros jogos da rodada até então, a partida foi bem mais truncada, porém com as poucas oportunidades de chutes de longa distância invariavelmente pertencendo ao selecionado da Vino Tinto. Enquanto isso, o Paraguai apenas se segurava e tentava manter a igualdade do marcador.
Na segunda etapa, o melhor desempenho da Venezuela persistiu até o chute forte de Dérlis González, que parece ter alertado seus companheiros de que era possível sair com a vitória de Puerto Ordaz.
Logo na sequência, um lançamento vindo da defesa do Paraguai confundiu o zagueiro Vizcarrondo que, ao tocar de peito a bola em direção a sua própria meta, tirou o arqueiro Baroja da jogada e ainda deixou Dérlis com o gol aberto, só precisando tocar na bola para fazer o único tento do jogo.
Na segunda rodada das Eliminatórias, que se realizará totalmente na quinta-feira (13), a Venezuela virá a Fortaleza encarar o Brasil e os paraguaios receberão a seleção da Argentina.