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Casas de apostas online invadem o mercado brasileiro de futebol

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Foto: Pedro Souza/Atlético

Você certamente já viu propagandas de casas de apostas online em canais de televisão, placas de publicidade nos gramados e camisas dos maiores times de futebol do Brasil. Em 2021, nada menos do que 19 dos 20 clubes da Série A firmaram parcerias com empresas do ramo de apostas. O último a fazer parte do grupo foi o Juventude, que passou a estampar Marsbet no seu calção. Com isso, o Cuiabá é o único time da Série A a não ter um acordo deste tipo.

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Muitas destas empresas de apostas firmam acordos como patrocinadores principais. O Atlético-GO, que mantém uma parceria com Amuleto Bet, faz companhia ao Bahia (Casa de Apostas), Sport (Galera.bet), São Paulo (Sportsbet.io), Atlético-MG e Fluminense (Betano) nesse tipo de acordo.

No entanto, os acordos não estampam, necessariamente, as marcas nos uniformes das equipes. O Palmeiras, por exemplo, dá exclusividade para a Crefisa em sua camisa. Neste caso, a alternativa encontrada pela Dafabet foi investir na exposição da marca no estádio, no site e em outras redes sociais.

Mercado deve crescer após regulamentação

Atualmente, os torcedores brasileiros podem acessar inúmeros sites de apostas esportivas e apostar com total tranquilidade e segurança. Contudo, o Brasil ainda não tem uma legislação específica para o setor.

O governo federal sancionou, em dezembro de 2018, a Lei 13.756/2018 autorizando o então chamado Ministério da Fazenda a criar regras para o licenciamento da exploração de apostas esportivas de quota fixa no Brasil. Conforme o portal do próprio governo, a modalidade seria um serviço público exclusivo da União, cuja exploração comercial ocorreria em todo o território nacional, em quaisquer canais de distribuição comercial, físicos e também em meios virtuais. Esta legislação estava prevista para entrar em vigor em 2019, mas foi adiada e ainda aguarda uma conclusão.

Esta demora não é boa para ninguém. O governo fica impossibilitado de criar impostos para aquecer a economia, além de gerar negócios e empregos. Já os clubes perdem a oportunidade de fechar acordos com grandes empresas de apostas internacionais, o que aumentaria fatalmente os valores envolvidos nestes contratos.

O potencial do mercado de apostas online é muito maior do que as loterias arrecadam hoje, graças ao maior engajamento dos jovens com esta nova forma de experiência com o esporte. As empresas de apostas trouxeram novas oportunidades de parcerias com os clubes, oferecendo aos torcedores novas alternativas de envolvimento com seus clubes.

A expectativa, certamente, é que tanto o Governo Federal quanto os clubes de futebol consigam aumentar as receitas conforme o mercado for desenvolvendo.

Clubes da Série A patrocinados por casas de apostas online:

  • Dafabet (América-MG, Palmeiras e Santos)
  • Casa de Apostas (Bahia)
  • Betano (Atlético-MG e Fluminense)
  • Betmotion (Atlhetico-PR)
  • Betsul (Ceará, Chapecoense, Fortaleza, Grêmio e Internacional)
  • NetBet (Red Bull Bragantino)
  • Sportsbet.io (Flamengo e São Paulo)
  • Galera.bet (Corinthians e Sport)
  • Amuleto Bet (Atlético-GO)
  • Marsbet (Juventude)
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