*Danilo Di Grado – Colaborador Futebol Latino
Mesmo com Pelé conquistando três Copas do Mundo, sendo elas em: 1958, 1962 e 1970, além de muitos outros feitos do então ex-camisa 10, poderiam ser fatores determinantes para que o brasileiro pudesse ser escolha unânime como o melhor de todos os tempos, correto? Errado. Para muitos, o uruguaio Ghiggia é, de fato, um melhores da história.
Através do Twitter oficial da Copa do Mundo da FIFA, a entidade resolveu montar um chaveamento com grandes nomes que atuaram na competição para definir quem os amantes do esporte irão eleger como o melhor atleta. E um dos confrontos foi entre Pelé, representando o Brasil, e Ghiggia, representando o Uruguai.
Mesmo com o todo o favoritismo a favor do ex-jogador do Santos e da Seleção Brasileira, o ex-ponta-direita falecido em 2015, acabou sendo declarado o vencedor com 59% dos votos, contra 41% do Rei.
A enquete gerou um grande número de comentários, já que para algumas pessoas, Pelé deveria ter sido escolhido por ter conseguido tamanho feito no torneio mais importante do mundo. No entanto, muitos uruguaios contestaram a questão alegando que o heroico gol de Ghiggia, na Copa do Mundo de 1950, que calou a torcida no estádio do Maracanã (episódio esse que ficou conhecido como ‘Maracanazo’, dando o título ao Uruguai na ocasião), foi algo grandioso.
Mas para que Ghiggia possa chegar ao posto de melhor jogador de todos os tempos na eleição, terá que desbancar agora o holandês Hendrik Johannes Cruyff, nas ‘quartas de final’, que, por sua vez, derrotou o alemão Miroslav Klose