Até o momento, Carlo Ancelotti segue sendo considerado como o favorito para assumir a Seleção Brasileira. Tanto por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como também para alguns jogadores e até mesmo torcedores. Apesar de ter indicado em seguidas entrevistas que tem intenção de permanecer no Real Madrid até o fim de seu contrato, em 2024, ainda há muita especulação e esperança de que o técnico italiano possa mudar de ideia.
Após a saída de Tite, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, disse o que buscava no próximo profissional que assumisse o cargo: jogo ofensivo, capacidade para trabalhar com o que a Seleção Brasileira tem e olhar para a base.
“Que possa ser um treinador de respeito, que possa dar um padrão de jogo com o que seja condizente com aqueles atletas, com aquilo que o Brasil sempre procurou fazer, ser ofensivo. E que ele possa trabalhar com todo o suporte que a CBF deu ao Tite”, disse o dirigente brasileiro.
Antes mesmo do início dos jogos da Copa do Mundo de 2022, realizada no Catar, o agora ex-técnico da Seleção já havia demonstrado que não tinha interesse em permanecer no comando da equipe. Depois de duas participações amarguradas na competição mais popular do mundo, com duas eliminações nas quartas de final, Tite rescindiu o contrato oficialmente no dia 17 de janeiro.
Desde então, a Confederação Brasileira de Futebol começou a busca por um novo treinador, com foco em profissionais estrangeiros. Ednaldo Rodrigues acredita que o técnico italiano Carlo Ancelotti seja o nome mais indicado de acordo com os atributos que buscam para o time.
“Ancelotti é unanimemente respeitado entre os jogadores. Não apenas Ronaldo Fenômeno ou Vinicius Júnior, mas todos que jogaram sob o seu comando. Eu o admiro muito pela honestidade na forma como trabalha e pela constância do seu trabalho. Não precisa de apresentações. É mesmo um treinador top, que tem várias conquistas e esperamos que possa ter ainda mais”, disse.
Rodrigues viaja para Londres para acompanhar a Finalíssima do futebol feminino, no dia 6 de abril, entre Brasil e Inglaterra. Com isso, deve aproveitar a estadia no Velho Continente para se reunir com possíveis candidatos para o comando da equipe masculina.
A CBF espera poder anunciar o novo técnico até o final de maio, antes do próximo jogo da Seleção, programado para as Datas Fifa de junho. A decisão é aguardada com ansiedade para uma das maiores seleções do futebol e em um país que consome o esporte o tempo todo na cultura, nos programas de TV e, mais recentemente, em casas de apostas online.
Por que Ancelotti?
Carlo Ancelotti possui uma carreira renomada como treinador de grandes equipes europeias como Chelsea, PSG, Bayern de Munique, Napoli e Everton. Atualmente, comanda o Real Madrid pela segunda vez e com um contrato que tem duração até 2024.
O técnico italiano de 63 anos de idade acumula 27 de carreira e conquistou títulos importantes como Mundial de Clubes, campeonatos nacionais, Supercopa da UEFA e Champions League pelas diferentes equipes que passou ao longo dos anos. No caso da Champions League, Ancelotti conquistou o título não só como técnico, mas também enquanto era atleta, sendo um dos sete privilegiados a alcançar tal feito.
Até hoje, é o único a ter conquistado as cinco principais ligas europeias (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália), além de ter trabalhado com grandes nomes do futebol como Cristiano Ronaldo, Benzema, Kaká, Ronaldo Fenômeno, Lewandowski e muito outros.
Tendo adquirido grande experiência dentro e à beira do campo, Ancelotti é um profissional direto e conciliador. Com sua liderança tranquila e estilo aberto, o técnico pode ser a pessoa ideal para elevar o futebol brasileiro, atingindo todo o potencial que a seleção pode oferecer.
Quando questionado sobre a Seleção Brasileira, o italiano afirmou seu comprometimento com o Real Madrid, mas gostou do interesse da CBF em contratá-lo.
“A verdade é que, se a Seleção Brasileira me quer, isso me encanta, me entusiasma. Claro que gera ilusão. Mas temos de respeitar contratos, e eu quero cumprir”, disse Ancelotti.
Esbanjando simpatia, Carleto chegou a mencionar uma de suas entrevistas afirmando que se encontraria com o presidente Ednaldo Rodrigues caso este o procurasse. “Me encantaria encontrá-lo e cumprimentá-lo”, afirmou.
Ainda há muitas dúvidas em relação a possível contratação de Carlo Ancelotti. Apesar das afirmações que deu sobre sua estadia no Real Madrid, o treinador pode ter dado sinal verde para que as negociações sejam abertas com a equipe canarinho, segundo o blog Panorama Esportivo, do jornal O Globo.
Com isso, resta aos torcedores aguardar pelo que irá acontecer não somente nos próximos dias, mas também semanas.