*Por Danilo Di Grado
Medindo forças na 4ª rodada do Grupo H, da CONMEBOL Libertadores, Caracas e Libertad se enfrentaram na noite desta quarta-feira (23), no estádio Olímpico de UCV.
Com o placar de 2 a 1, os venezuelanos chegaram aos 7 pontos, ficando na vice-liderança da chave. Já os paraguaios caíram para a terceira colocação, mantendo-se com 6 pontos.
Leia Mais: Histórico! River Plate alcança marca inédita na Libertadores
Amigo de Claudio Bravo opina sobre onde goleiro irá se aposentar
O jogo
Jogando em casa na busca por mais três pontos, a equipe do Caracas sabia da necessidade de não tropeçar diante do Libertad. No entanto, nos primeiros 10 minutos, nenhuma equipe ofereceu perigo à outra, sendo apenas uma tentativa por parte dos paraguaios com Matías Espinoza, que acabou sendo bloqueado.
Tentando responder na mesma moeda minutos mais tarde, os venezuelanos também resolveram testar o goleiro Martín Silva. Dentro da área, o camisa 4, Diego Valencia, chegou a finalizar, porém acabou sendo desviado pela defesa adversária.
Com o passar do tempo, o panorama do confronto basicamente mantinha-se igual. Mesmo com muitos passes errados de ambos os lados, os dois times ainda buscavam o gol antes do término da etapa, porém foi o Libertad quem conseguiu, aos 44 minutos, com Matías Espinoza, fechando a primeira etapa com vantagem dos paraguaios no marcador.
Com o retorno da segunda etapa, apenas Noel Bethelmy optou por uma troca colocando Jorge Echeverría no lugar de Ricardo Andreutti. E logo no início, aos 3 minutos, o Caracas chegou ao seu tento de empate na cobrança de pênalti do próprio Echeverría, igualando tudo.
Percebendo o crescimento dos donos da casa, Ramon Díaz promoveu suas primeiros trocas no jogo. Entre elas, o autor do gol, Espinoza, deixou seu lugar para Rodrigo Rivero.
Tentando equilibrar novamente as coisas, a equipe paraguaia passou a atacar mais também arriscando chutes de longa distância contra o goleiro Martín Silva, que se virava do jeito que podia atrás.
Na reta final de confronto, quando tudo estava encaminhando para o empate, aos 42 minutos, outro jogador que havia saído do banco, resolveu a parada para os venezuelanos. Saúl Guarirapa tratou de marcar o segundo tento, fechando o placar em 2 a 1 para festa dos donos da casa que, com a vitória, entraram na zona de classificação da chave.