Mesmo diante de grande contingente de torcedores do Peru, quem se deu bem na abertura da segunda rodada nos grupos da Copa América foi o Canadá. No confronto entre as seleções que aconteceu no Sporting Park, os canadenses venceram por 1 a 0 e pularam para a segunda posição da chave, com três pontos. Enquanto a Argentina lidera, também com três unidades (saldo de dois gols), o Chile está em terceiro, com um ponto e saldo zerado. Os peruanos, com o revés, tem um ponto e saldo -1, ocupando a lanterna do grupo.
Leia mais: Argentina e Chile se reencontram em contexto símbolico para chilenos
Gustavo Alfaro faz curiosa analogia após empate com o Brasil
Na Série B, zagueiro faz gol contra bizarro em 20 segundos de jogo
A posse de bola começou por mais tempo em pés canadenses, mas isso não se refletia em domínio com volume ofensivo. Tanto é que, nesse período do jogo, o arqueiro Pedro Gallese pouco precisou fazer para proteger sua meta.
Após a metade da etapa inicial, o encaixe da marcação peruana e a subida coordenada das linhas de marcação conduziu a seleção da América do Sul a ser mais presente no ataque. Nesse sentido, a melhor chance de traduzir essa melhora em vantagem no placar surgiu em cobrança de falta onde Gianluca Lapadula subiu sozinho e testou sem chance de defesa para Maxime Crépeau. Contudo, o tento foi anulado por impedimento do centroavante inca.
Pouco antes do último apito no primeiro tempo, uma cena impactante desviou o foco de questões técnicas e táticas do embate. Isso porque o assistente guatemalteco Humberto Panjoj caiu desmaiado no gramado do Sporting Park.
Modificação de cenário
A etapa complementar teve um fato desequilibrante logo aos dez minutos onde o Peru ficou com um homem a menos. Em dividida forte de Miguel Araujo com Jacob Shaffelburg, a arbitragem, inicialmente, deu cartão amarelo para o zagueiro peruano. Contudo, após revisão do VAR, a advertência se transformou em expulsão.
Apesar do ambiente no jogo ser favorável aos canadenses, os sul-americanos buscavam forças no apoio vindo das arquibancadas com a presença majoritariamente de fãs da Blanquirroja. Porém, com 30 minutos e em rápida saída de contra-ataque, Jonathan David bateu na saída de Gallese e “esfriou” o ânimo dos presentes com o Canadá abrindo a contagem.
Curiosamente, mesmo com a vantagem no placar e numérica do representante da Concacaf, o confronto ficou em caráter de absoluta indefinição nos minutos finais. O Peru se lançou ao ataque e o Canadá tentava aproveitar esse espaço para sacramentar o resultado. Melhor para Les Rouges que, com direito a duas defesas providenciais de Crépeau, sustentaram o placar favorável até o fim.