*Por Danilo Di Grado
Com algumas seleções já garantindo vaga na Copa do Mundo do Qatar, que terá seu início em novembro deste ano, muitos países ainda acreditam na classificação para a competição.
Leia Mais: FIFA exige que clube europeu pague dívida com gigante da América do Sul; confira
Léo Coelho comenta expectativa em chegada ao Nacional
Mesmo com o sonho terminando para muitos, a situação é diferente para o Canadá. Diante de uma campanha que tem chamado a atenção, a seleção poderá repetir o feito que alcançou nas eliminatórias para a Copa de 1986, quando garantiu sua primeira e única participação durante toda a história do torneio.
Em um formato de disputa diferente na época, na primeira fase acabaram não jogando por conta da desistência da Jamaica, avançando assim automaticamente. Já na segunda fase, as seleções classificadas foram divididas em 3 grupos de 3 países cada. Em seu grupo, juntamente com Guatemala e Haiti, os canadenses terminaram em primeiro lugar com três vitórias e um empate, tudo isso em quatro jogos disputados.
Na terceira e última fase, disputou um triangular juntamente com as primeiras colocadas da fase anterior, sendo Honduras e Costa Rica na ocasião. Sendo assim, selou sua vaga na Copa ao garantir duas vitórias, além de dois empates em quatro jogos disputados, fechando de forma invicta.
Diante disso, a torcida canadense parece estar esperançosa diante da atual campanha nas eliminatórias para a Copa de 2022. Na primeira fase, garantiu a liderança do Grupo B, eliminando Suriname, Bermudas, Aruba e Ilhas Cayman. Na sequência, pela segunda fase, o rival foi o Haiti. Em dois jogos, o Canadá levou a melhor vencendo por 1 a 0 na ida, e na volta por 3 a 0. Já no octogonal final, até o momento, em 11 jogos disputados, o Canadá soma 25 pontos, com um retrospecto de 7 vitórias e quatro empates, podendo garantir sua vaga direta já na próxima rodada.