Depois de problemas organizacionais que impediam o começo do Campeonato Uruguai Especial, o último detalhe, referente a uma questão de segurança, foi acordado e o torneio nacional terá início no próximo dia 27 de agosto.
Leia mais: Sebastián Pérez se apresenta ao Boca Juniors
Philippe Coutinho brilha na vitória do Liverpool contra o Arsenal
O grande problema que criava o entrave para a competição mais importante do futebol charrua era referente a instalação de câmeras de segurança no Estádio Centenário, situação que estava em indefinição pelo alto preço que foi orçado inicialmente pela companhia que havia vencido a concorrência, a DDBA.
Mesmo sem revelar a questão de valores em números oficiais, uma coletiva de imprensa foi convocada onde o subsecretário do Ministério do Interior, Jorge Vázquez, e o presidente da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), Wilmar Valdéz, comunicando que mesmo que haja uma demora para fazer com que a instalação e funcionamento dos equipamentos aconteça, nesse meio tempo a segurança feita com força policial será autorizada.
Antes desse acordo, todo o auxílio referente a entidades públicas de segurança foi proibido por parte do Ministério tentando obrigar a AUF a se movimentar no sentido de uma melhor estrutura nesse setor.
Além dos jogos referentes a própria competição nacional, os jogos no Estádio Luis Franzini realizado no último dia 9 pelo Fénix com resultado de 1 a 0 para a equipe Albivioleta e a partida de hoje (16) do Peñarol diante do Sportivo Luqueño (ambos pela Copa Sul-Americana) servirão como testes do sistema de reconhecimento facial integrados ao sistema de segurança que está sendo implantado.
O torneio terá a disputa de um turno único e, sem paralisação com as datas referentes as Eliminatórias (apenas com adiamento de partidas envolvendo clubes com dois ou mais convocados a Celeste), servirá como elemento de transição para, a partir de 2017, a temporada local ser disputada de janeiro a dezembro.