Sendo o líder da competição antes do início da rodada final no Clausura da Bolívia, o Jorge Wilstermann fez valer a sua vantagem e faturou pela 15ª vez em sua história um título nacional.
Leia mais: Raio X: Os números do Flamengo na temporada de 2019
Raio X: Os números do Botafogo na temporada de 2019
Jogando em casa no Félix Capriles completamente tomado por torcedores locais diante do Oriente Petrolero, o time onde atuam os brasileiros Serginho e Nilson, ex-Santos, fez o seu papel e venceu por 3 a 1.
Edward Zenteno abriu a contagem logo aos 21 minutos do primeiro tempo e a ampliação do marcador veio apenas aos 35 minutos por intermédio de Serginho. Ferddy Roca até diminuiu o prejuízo aos 42, mas Esteban Orfano terminou de gravar o nome do Wilstermann na taça anotando o terceiro do Aviador já nos acréscimos, mais precisamente com 47 minutos.
Com o título e o fato do Bolívar já estar colocado como Bolívia 1 por ter vencido o Apertura, a equipe de Cochabamba se qualificou a Libertadores sendo o Bolívia 2, entrando no mesmo grupo de Peñarol, Colo-Colo e Athletico-PR. A vaga Bolívia 3 ficou com o The Strongest (enfrentando o Atlético Tucumán na segunda fase da Pré-Libertadores) e a quarta vaga é do San José, indo para a primeira eliminatória da principal competição continental frente ao Guaraní.
Na Sul-Americana, os postos foram preenchidos com Nacional Potosí (oponente do Melgar), Blooming (adversário do Emelec), Always Ready, que enfrentará o Millonarios, e o Oriente Petrolero, equipe que estreia na competição diante do Vasco.
Agora, resta apenas a definição do último qualificado a Libertadores no Chile para que todos os integrantes da competição sejam conhecidos. A previsão inicial é de que essa situação se resolva no dia 24 de janeiro em jogo único entre Unión Española e Universidad de Chile.