Na Libertadores, The Strongest e Bolívar vivem momentos positivos na briga para se classificarem as oitavas de final do torneio continental. Todavia, isso passa longe de um possível reflexo da habitual dominância no Campeonato Boliviano.
Leia mais: Em melhor forma física, Lanzini busca continuidade no River Plate
Cruz Azul fez oferta para contratar atacante do futebol europeu
Boca Juniors registra superávit recorde em balanço especial
Isso porque, depois da Academia ser eliminada pelo San Antonio Bulo Bulo, nas quartas de final, foi a vez dos Atigrados caírem para o Universitario de Vinto, na semi. A disputa em questão aconteceu no último domingo (28), no Hernando Siles. Além do mando de campo, o The Strongest tinha a vantagem do empate, já que venceu o compromisso de ida, no último dia 20 de abril, por 1 a 0.
O roteiro
Todavia, com 19 minutos de bola rolando em La Paz, a dianteira se desfez após cobrança de escanteio, vinda do lado direito, por parte do argentino Maximiliano Núñez. A pelota viajou até a segunda trave onde o centroavante Tommy Tobar ganhou da marcação e testou para superar Billy Viscarra.
O empate dos donos da casa veio nos acréscimos do primeiro tempo e em um lance conturbado. Após um levantamento esquisito na área, a pelota sobrou para Michael Ortega que, de puxeta, mandou no canto esquerdo do goleiro Gustavo Almada. Porém, na base da pressão pela necessidade, o Universitario se atirou ao ataque, na reta final do tempo normal, e encontrou o tento da virada. Após cruzamento rasteiro, a bola espirrou na zaga e ficou à feição para Juan Magallanes chegar batendo, sem chances para Viscarra.
Na marca da cal, Maxi Caire e Erick Cano haviam perdido um para cada lado até que Viscarra foi forçado a cobrar e também desperdiçou. Desse modo, coube a José Antonio Pinto bater e converter o pênalti que classificou o Universitario de Vinto para a decisão do Apertura boliviano. O adversário será justamente o San Antonio Bulo Bulo.