*Por Vinicius Fernandes
A temporada 2020 do Campeonato Venezuelano está paralisada em função da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Em função do rebaixamento do Llaneros de Guanare por decisão administrativa da Federação Venezuelana de Futebol, são 19 clubes na Primeira Divisão, com destaque para o Gran Valencia Maracay Fútbol Club, estreante na elite nacional.
Leia mais: Walter Montillo emociona fãs em vídeo com o filho na rede social
Presidente da Federação Venezuelana de Futebol renuncia ao cargo
O GV Maracay, fundado em 2014 na cidade de Valencia, estado de Carabobo, foi o vice-campeão da Segunda Divisão de 2019, e manda seus jogos no estádio Giuseppe Antonelli, em Maracay, capital do município de Girardot e do estado de Aragua, com capacidade para oito mil espectadores.
A estreia foi fora de casa, num dérbi contra o Carabobo, que terminou empatado por 0 a 0. Em seguida, novo empate, também por 0 a 0, como mandante, diante do Yaracuyanos, numa reedição da final da segundona de 2019. Depois, quatro derrotas consecutivas: 0 x 1 Atlético Venezuela (f), 1 x 2 Metropolitanos (f), 1 x 2 Mineros de Guayana (c) e 0 x 3 Monagas (f). Asim, com apenas dois pontos ganhos, o Gran Valencia ocupa a 18ª (penúltima) posição, ainda sem um triunfo sequer.
Leonardo Falcón, contra, marcou o primeiro gol do GV Maracay em sua história na primeirona venezuelana. Joel Infante, de pênalti, foi o primeiro jogador do clube a balançar as redes adversárias. Com isso, ainda não houve um gol do caçula com bola rolando. No elenco comandado pelo técnico Bladimir Morales há apenas um estrangeiro: o meia argentino Alfredo Blancq, de 22 anos.
A Primeira Divisão de 2020 sofreu uma mudança no formato em relação ao ano passado e não terá mais as disputas do Torneo Apertura (começo do ano) e Torneo Clausura (metade do ano). Este ano, o certame será disputado em três fases: regular (pontos corridos em turno e returno, com o último colocado sendo rebaixado). Os oito melhores vão à fase de grupos, em dois quadrangulares, com turno e returno. O primeiro de cada vai à final, realizada em partidas de ida e volta.