*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
Se dentro de campo a partida entre Independiente Medellín e Atlético Nacional ocorreu na mais perfeita tranquilidade, o que se viu fora das quatro linhas foi um pouco diferente. Uma confusão nas arquibancadas, entre as torcidas dos clubes, atrasou o início da partida do campeonato colombiano que terminou empatada por 1×1.
Leia mais: LATINÃO: Rodada “esvaziada” foi repleta de gols até em clássico argentino
Depois da naturalização, Rodrigo Tabata é convocado para seleção do Catar
O princípio do confronto se deu quando alguns torcedores do Atlético Nacional tentaram roubar algumas bandeiras do Independiente Medellín. Em resposta a tentativa dos chamados verdolagas, houve um princípio de enfrentamento entre os torcedores que estavam nas arquibancadas inferiores e discussão entre alguns torcedores presentes.
Para tentar amenizar o clima hostil entre as torcidas de Independiente Medellín e Atlético Nacional, uma mensagem foi transmitida via alto falante do Estádio Atanasio Girardot, onde a partida do campeonato colombiano foi realizada. A tentativa foi restabelecer a paz entre os torcedores, pedindo que os objetos roubados fossem devolvidos à torcida adversária e que o clima voltasse a ser bom entre os envolvidos no conflito das arquibancadas.
A mensagem transmitida parece ter surtido efeito e os torcedores do Atlético Nacional, envolvidos no conflito, devolveram os objetos surrupiados instantes antes. No entanto, para evitar maiores problemas, a polícia presente no Estádio Atanasio Girardot foi reforçada no local da confusão, a fim de conter os ânimos exaltados e evitar novos confrontos entre os torcedores.
Com o policiamento reforçado entre as torcidas de Independiente Medellín e Atlético Nacional pelo restante da partida, não ocorreram novos confrontos entre os torcedores e o jogo transcorreu normalmente. Vale destacar que Federico Gutiérrez, representante de uma torcida organizada do Independiente Medellín, liderou um forte movimento de paz entre as torcidas, nas semanas que antecederam o confronto do campeonato colombiano.
Independiente Medellín e Atlético Nacional voltam a campo pelo Apertura no dia 3 de abril, pela 11ª rodada da competição. Na 5ª colocação, o Independiente enfrenta o Alianza Petrolera, enquanto o Atlético Nacional, que está uma posição abaixo na tabela, tem como adversário o Junior Barranquilla, atual líder do Apertura.