*Por Renan Liskai
O futebol adicionou mais um momento crítico envolvendo torcidas na sua história no último sábado (7). Em jogo da categoria sub-14 entre Universitario e Alianza Lima, uma briga generalizada tomou conta da partida no Peru. Além da confusão entre pais de jogadores e demais torcedores das duas equipes, um homem deu tiros para o alto com um revólver.
Leia mais: Destaque da seleção chilena marca golaço no futebol inglês; assista
Ronald Araujo prega cautela sobre possível campanha uruguaia na Copa do Mundo
Em campo, o Alianza Lima levou a melhor. Entretanto, revoltados pelo resultado, torcedores do Universitario invadiram o gramado e tentaram arrancaram uma bandeira do rival, que se encontrava amarrada a um arbusto. A postura da torcida da casa deu início à confusão generalizada.
Entre empurrões e gritos, um homem sacou uma arma e disparou para cima, assustando todas as pessoas que estavam envolvidas. Além disso, Leonnel Contreras, um dos atletas do Alianza Lima, foi atingido por uma pedra na cabeça e acabou deixando o local ferido.
Em nota oficial divulgada nas suas redes sociais, o Universitario revelou que o torcedor que portava o revólver foi preso e anunciou medidas drásticas para os próximos clássicos entre as equipes nas categorias de base:
“Uma pessoa, que temos identificada por meio de fotografias, sendo uma delas dentro do ônibus do Alianza Lima, realizou disparos em circunstâncias que não conhecemos, gerando momento de comoção e terror. A entrada desta pessoa na sede do Universitario foi permitida, pois o mesmo se identificou como pai de um atleta da equipe rival. Como instituição, tomamos a decisão de proibir a entrada dos pais dos jogadores do Alianza Lima na nossa sede daqui para frente. Além disso, para frear os atos de violência, também barraremos as famílias da nossa equipe de assistir os jogos na sede do rival”, disse o clube em nota.