Reconhecidamente um destino tido como a “entrada” de jogadores brasileiros na Europa, o fluxo de atletas do Brasil para Portugal, tanto na elite como na segunda divisão, são os maiores dentre as principais ligas de futebol do mundo segundo estudo recente do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES).
Leia mais: Definidas as semifinais das Conferências na Major League Soccer
Técnico do Racing sobre empate com o Fla: “Fui roubado”
O levantamento publicado nessa semana pela entidade radicada na Suíça englobou 126 ligas profissionais ao redor do globo incluíndo, em alguns países, a primeira e a segunda divisão para saber o número de estrangeiros em cada uma dessas competições que constatou que 141 nomes atuam na Primeira Liga e outros 106 disputam a Segunda Liga.
Recentemente, os nomes mais conhecidos que fizeram esse caminho em busca da primeira experiência no Velho Continente foram nomes como Everton Cebolinha, Gilberto (e um pouco antes Pedrinho) para o Benfica. Entretanto, as outras equipes mais conhecidas do país (Sporting e Porto) também contam com brasileiros no plantel onde Renan Ribeiro, Matheus Nunes, Bruno Tabata e Luiz Phelype estão nos Leões de Lisboa bem como Otávio, Felipe Anderson e Evanílson atuam nos Dragões da Cidade do Porto.
Curiosamente, à frente de outros mercados europeus com maior tradição histórica como Espanha e Itália, aparece no estudo o Japão como a segunda nação no “Planeta Bola” como tendo a maior presença de jogadores brasileiros com 80 nomes estando 46 na J-League 1 e 32 na J-League 2.