*Por Renan Liskai
As polêmicas no pré-jogo entre Brasil e Argentina neste domingo (5) pelas Eliminatórias seguiram dentro de campo. Com apenas quatro minutos de bola rolando, agentes da ANVISA interromperam a partida devido à violação de quatro atletas argentinos ao protocolo sanitário exigido no Brasil. Segundo o órgão, Emiliano Martínez, Buendía, Lo Celso e Romero não declararam que estiveram no Reino Unido ao longo dos últimos 14 dias. A saber, pessoas vindas dos países integrantes do bloco, Índia e África do Sul têm que cumprir quarentena obrigatória ao chegar em solo brasileiro.
Leia mais: Clube turco faz oferta para tirar James Rodríguez do Everton
Romeo Beckham ingressa em clube da franquia do pai nos EUA
A seleção argentina desembarcou no Brasil na última sexta-feira (3) depois de jogar contra a Venezuela. Os argentinos tiveram liberação especial da Premier League para que seus quatro jogadores pudessem defender o país nas Eliminatórias, diferentemente do que aconteceu com o Brasil.
Neste domingo (5), a ANVISA iniciou uma investigação devido à ocultação dos quatro atletas quanto às suas presenças no Reino Unido ao longo das últimas duas semanas. Depois de apurar, o órgão declarou que os referidos jogadores não poderiam entrar em campo.
Com a decisão tomada pela entidade, a Conmebol juntamente com a CBF entrou em cena e negociou com o governo federal a presença dos jogadores e a realização da partida. A proposta foi acatado por membros do governo, que exigiram que os mesmos quatro atletas deixassem o estádio em ônibus separado dos demais ao final do duelo e se encaminhassem para o aeroporto.
A decisão do governo furou protocolos da ANVISA, que enviou membros ao estádio para paralisar a partida. A presença dos representantes levou os argentinos e se trancarem nos vestiários até que uma posição fosse tomada. Depois de muita discussão, a Conmebol anunciou o adiamento do duelo. Vale ressaltar, que a decisão sobre o futuro do confronto pertence à FIFA, responsável por organizar as Eliminatórias.
Veja a nota da Conmebol:
“Por decisão do árbitro da partida, a partida organizada pela FIFA entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo está suspensa. O árbitro e o comissário de jogo enviarão um relatório ao Comitê Disciplinar da FIFA, que determinará as etapas a serem seguidas. Esses procedimentos obedecem estritamente aos regulamentos atuais. As eliminatórias da Copa do Mundo são uma competição da FIFA. Todas as decisões relativas à sua organização e desenvolvimento são da competência exclusiva daquela instituição”, disse a entidade máxima do futebol sul-americano.