Brasil x Argentina decidirão apenas pela quarta vez a Copa América

brasil-x-argentina-decidirao-apenas-pela-quarta-vez-a-copa-america-Futebol-Latino-07-07
Foto: Sergio Pinto/CBF

Se no início do século passado, Argentina e Uruguai terem constituído a grande rivalidade sul-americana futebolística, o crescimento do Brasil no cenário global além da manutenção da força da Albiceleste fez o confronto entre eles ganhar contornos de um embate sempre carregado de tensão.

Soccer 300x250

Leia mais: Árbitro detona postura de goleiro da Argentina: “Ele deveria ter sido expulso”
Lembra dele? Marlos Moreno sofre primeira derrota em nova equipe

Todavia, quando o assunto é a decisão da Copa América, o torneio entre seleções mais antigo do planeta, pensar em um Brasil x Argentina compondo a decisão como acontecerá no próximo sábado (10) é algo que a história proporcionou em raras ocasiões. Mais precisamente, em somente outras três oportunidades.

A primeira delas data do distante ano de 1937, período em que nem brasileiros ou argentinos podiam se proclamar campeões mundiais. O embate em questão aconteceu no já demolido El Gasometro (primeiro estádio do San Lorenzo que foi demolido em 1979) no bairro de Boedo, em Buenos Aires, e teve vitória dos anfitriões por 2 a 0. Ambos os tentos foram feitos já na prorrogação pelo atacante Vicente de la Mata.

Já no século XXI, os rivais voltaram a se enfrentar na instância em questão pela edição de 2004 da Copa América ocorrida no Peru onde, até aos 47 minutos do segundo tempo, a Albiceleste tinha a taça nas mãos com o marcador parcial de 2 a 1. Mas o histórico gol de Adriano não apenas levou a decisão para as penalidades como trouxe uma dose fundamental de confiança a equipe brasileira que faturou o título nas penalidades.

Três anos depois, Brasil x Argentina protagonizaram seu último encontro na decisão do torneio realizado na Venezuela com cenário que deixou bem menos dúvidas sobre quem seria o campeão. Apesar do favoritismo notório para a Argentina, os tentos de Júlio Baptista, Ayala (contra) e Daniel Alves construíram um imponente 3 a 0 para a equipe então dirigida pelo técnico Dunga.

error: Futebol Latino 2023