Em partida amistosa desta segunda-feira (6) que aconteceu no Estádio Nacional de Tóquio, o Brasil venceu o Japão por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado em cobrança de pênalti convertida por Neymar já no segundo tempo.
Leia mais: Gigante inglês, United está próximo de fechar com joia uruguaia; confira os números
Torcida colombiana briga antes de amistoso contra Arábia Saudita
Primeiro tempo
Com apenas dois minutos de partida, a Seleção conseguiu criar uma oportunidade de real perigo com Paquetá recebendo lindo passe de calcanhar dado por Neymar, dentro da área, e bateu de perna direita onde acertou a trave esquerda de Gonda.
É bem verdade que os japoneses chegaram a tentar assustar o Brasil usando a velocidade nos lados do campo, especialmente acionando o duelo entre Junya Ito e Guilherme Arana dada a velocidade do atleta do Genk (Bélgica).
Porém, com maior posse de bola e volume ofensivo na hora de armar as jogadas, faltava a equipe do técnico Tite encontrar mais espaço para finalizar em gol. E, quando o fez em melhores condições, Raphinha e Neymar pararam em defesas importantes do arqueiro Shuichi Gonda que garantiram a igualdade do marcador em Tóquio até o intervalo.
Segundo tempo
O cenário da partida no Estádio Nacional não sofreu grandes alterações onde a Seleção Brasileira buscava com maior volume e agressividade a inauguração da contagem enquanto o Japão, na saída de contra-ataque, tentava aproveitar as linhas brasileiras altas na busca pela jogada rápida.
Tanto do lado dos anfitriões como dos visitantes, o grande ponto de dificuldade era achar mais espaço para finalizações agudas, demonstrando constantemente uma superioridade da composição defensiva onde não apenas Alisson, mas também Gonda tinha seu trabalho restringido a raros momentos.
Porém, a insistência do Brasil acabou premiada aos 29 minutos quando, em jogada depois de Neymar limpar a marcação e bateu para ótima defesa de Shuichi Gonda, Richarlison tentou pegar o rebote e foi derrubado dentro da grande área, penalidade marcada pelo árbitro iraniano Alireza Faghani. Na cobrança, Neymar bateu do lado direito e viu o arqueiro nipônico cair no canto oposto.
Na reta final do compromisso, a equipe japonesa se lançou mais ao ataque para conseguir, ao menos, equiparar o placar na capital do país. Porém, se valendo da segurança defensiva, a Seleção controlou o ímpeto do Samurai Blue e confirmou o triunfo na Terra do Sol Nascente.
