O Brasil saiu do ano de 2018 com um triunfo na cidade inglesa de Milton Keynes por 1 a 0 sobre a equipe de Camarões com gol do atacante Richarlison.
Leia mais: Conmebol realiza antidoping nas equipes de Boca Juniors e River Plate
Jogo que nunca ocorreu teria sido condição de Falcao ir para o Manchester United
O jogo
O Brasil assumiu a missão de ser o criador das jogadas e pouco passou por “apertos” na primeira etapa em relação ao seu sistema defensivo. Com excessão do lance onde Arthur acabou perdendo a bola perto da grande área brasileiro e o volante Pierre Kunde chutou de fora, os africanos não conseguiram elaborar jogadas de real perigo.
Porém, isso não significou necessariamente que a Seleção esteve com um desempenho aceitável no seu volume de criação. Isso porque, bastante afetado pela contusão de Neymar aos oito minutos de jogo que forçou a saída do camisa 10, os comandados de Tite trocavam muitos passes e não conseguiam efetivamente penetrar ou arriscar chutes de fora da área para fazer André Onana trabalhar.
As oportunidades mais agudas para finalizar vinham dos pés de Roberto Firmino, mas tanto com os pés quase na pequena área e em cruzamento feito por Allan, a elasticidade de Onana foi determinante para duas grandes defesas.
Já no último lance da primeira etapa, em cobrança de escanteio executada por Willian o atacante Richarlison, que entrou no lugar de Neymar, testou na primeira trave de maneira muito precisa, longe do alcance de Onana, e deixou o Brasil em vantagem.
Segundo tempo
Em dez minutos, a partida até então “morna” se tornou bastante interessante com dois lances de muito perigo que, por pouco, não mexeram novamente o placar de Milton Keynes.
Enquanto Toko Ekambi cruzou bem para Stéphane Bahoken entrar sozinho pelo lado esquerdo da área e tocar com perigo no canto esquerdo de Éderson, uma trapalhada do goleiro Fabrice Ondoa que entrou na etapa complementar deixou a bola e o gol livre para Gabriel Jesus. Porém, o camisa 9 acabou acertando a trave e Richarlison acabou sendo travado no momento exato do rebote.
Apesar da melhora da partida como um todo e das oportunidades excelentes criadas pelo Brasil muito bem defendidas por Ondoa, o placar não mais se alterou e a Seleção encerrou o ano de 2018 com vitória.