*Alex Dias de Souza
Em mais um jogo melancólico e com um futebol fraco, o Brasil empatou com a seleção colombiana por 0 a 0, e ficou de fora do mundial sub-20. Ao longo do torneio, a seleção não conseguiu render o que dela se esperava e viu a Argentina, sua principal rival ficar com a quarta vaga.
Leia mais: Três seleções ainda estão vivas na briga pelo título do Sul-Americano Sub-20
Mais uma vez jogando mal, Brasil empata e dá “sobrevida” a Argentina
Cinco vezes campeã mundial Sub-20 (1983, 1985, 1993, 2003 e 2011), três vezes vice (1991, 1995 e 2009), a seleção brasileira mais uma vez esteve muito longe de apresentar um futebol convincente semelhante àqueles que obtiveram essas conquistas.
O jogo
Com apenas 40 segundos, o Brasil já tinha chegado com perigo. Em boa jogada, Paquetá se livrou bem da marcação pela esquerda e deu o passe para Vizeu que dominou e bateu prensado com a defesa.
Enquanto o Brasil tomava a iniciativa da partida, a Colômbia já eliminada da competição estava estudando a equipe brasileira e se limitando a defender no início da partida.
Somente aos 10 minutos de jogo, o Brasil chegou com mais perigo. Depois de bela jogada de Richarlison pela esquerda, a bola sobrou para Vizeu, que limpou o marcador, levou para a linha de fundo e chutou em cima do goleiro. Na sequência do lance, a bola ficou novamente com Richrlison, que rolou para trás para Paquetá finalizar de primeira, mas a bola saiu por cima do gol.
Mesmo tendo muita dificuldade no jogo, a seleção brasileira criou mais um lance de perigo com Guilherme Arana, que chegou até a linha de fundo pela esquerda e cruzou na área, na sequência a bola passou pela defesa, e Matheus Sávio, por muito pouco não conseguiu o desvio para fazer o gol.
Aos 20, o Brasil chegou mais uma vez com Richarlison, que escapou pela esquerda, rolou para a entrada da área para Lucas Paquetá que chegou de trás e, com a perna esquerda, soltou uma bomba, em cima de García que fez a defesa.
As melhores jogadas sempre vinham de Richarlison, aos 27 minutos, após aproveitar uma boa levantada na área no segundo pau, o atacante cabeceou com força, e obrigou García a fazer uma bela defesa à queima-roupa.
O Brasil, que tinha a obrigação de vencer o jogo para se classificar para o mundial, criou mais uma grande chance aos 34 minutos. Após cruzamento de Dodô pela direita, a bola encontrou mais uma vez o atacante Richarlison que mandou a boa de cabeça no travessão.
Somente aos 43 minutos veio o primeiro lance de ataque da seleção colombiana. Após tocar a bola de pé em pé, a Colômbia chegou com perigo com Obregón, que finalizou de perna esquerda sem força para assustar o goleiro Lucas Perri que conseguiu fazer a defesa sem maiores problemas.
Segundo tempo
Na etapa final, o Ritmo do jogo esfriou. A colômbia, que apenas cumpria tabela, ficou trocando passes sem pressa, e o Brasil não conseguia marcar com eficiência.
Logo aos 5 minutos, Balanta foi até a linha de fundo, tentou o cruzamento, mas a bola foi na direção do gol de Lucas Perri, que estava bem colocado e fez a defesa com um pouco de dificuldade.
Sem poder empatar, o Brasil pressionava em busca do primeiro gol. Aos 12 minutos veio o primeiro lance de perigo da seleção brasileira na segunda etapa com Vizeu, que cruzou na medida para Paquetá, mas defesa cortou em cima da hora. Na sequência, Arana ficou com o rebote e chutou direto para o gol, mas o goleiro García que estava bem colocado fez a defesa.
A seleção brasileira, que não conseguia dominar o jogo, chegou ao ataque somente aos 24 minutos com o ex-são paulino David Neres, que recebeu na entrada da área, limpou o marcador, ajeitou para a perna esquerda, mas demorou a chutar e acabou desarmado.
Com poucas chances de gol para os dois lados, somente aos 34 veio o lance de ataque da Colômbia. Após Hernández arriscar um chute, a bola, desviou na defesa e foi na direção do gol, mas Lucas Perri defendeu sem problemas.
No final do jogo, o Brasil não conseguiu se impor e com o apito final ficou fora do mundial pela terceira vez na história.