Apesar de dominar boa parte do confronto, o Brasil de Pelotas chegou a sofrer, mas conseguiu a almejada vaga nas semifinais do Campeonato Gaúcho ganhando do São Luiz por 2 a 1 no Bento Freitas.
Leia mais: Renato Gaúcho faz golaço em treino do Grêmio; Confira
Estrela do Manchester United admite desejo de jogar com Neymar
Desde o início do jogo o Brasil teve um domínio técnico e de posse de bola que demonstravam claramente sua superioridade. Parecia uma questão de tempo até que os pelotenses abrissem o placar no Bento Freitas e, aos 38 minutos, Calyson conseguiu soltar o grito de gol da torcida da casa.
Depois de contra-ataque armado em muita velocidade, Alisson Farias chutou para a defesa do goleiro Paulo. Na sobra, Calyson estava esperto e pegou o rebote, 1 a 0 Brasil.
Precisando no mínimo empatar para conseguir a vaga levando em consideração o gol qualificado, o São Luiz se lançou ao ataque no tempo derradeiro e fez Marcelo Pitol protagonizar momentos brilhantes. Em chutes de Eder e Gustavo Xuxa, Pitol fez intervenções difíceis, com direito a defender até mesmo caído no rebote da finalização de Xuxa.
Entretanto, se o time de Ijuí chegou a frente e não converteu, o mesmo não pode se dizer do Xavante. Aos 28 minutos, Valdemir dominou na área do Rubro e chutou forte, de pé esquerdo, para ampliar a dianteira no marcador.
Aos 38, Rudiero conseguiu diminuir a desvantagem e voltou a dar esperança aos visitantes de uma sonhada classificação. Porém, mesmo com mudanças que deixaram a equipe ultra-ofensiva, o resultado final foi mesmo de 2 a 1 para o Brasil de Pelotas.