Após quase 10 anos, o Botafogo, comandado pelo técnico português Luís Castro, volta ao topo da tabela do Campeonato Brasileiro. A última vez em que o Alvinegro carioca terminou uma rodada em primeiro lugar foi a 15ª em 18 de agosto de 2013. Na época, o time comandado por Oswaldo de Oliveira terminou a competição na quarta colocação.
Leia mais: Atlanta United teve ‘prejuízo’ com Luiz Araújo; entenda
Vida de Roberto Dinamite vai virar documentário, revela filho
O Glorioso já ocupou essa posição em outras 24 vezes, contando com a atual, na era de pontos corridos do Campeonato Brasileiro que vigora desde 2003. O maior período em que o time ficou na primeira colocação foi em 2007 quando a equipe contava com o atacante Dodô. Naquele ano, o hoje ex-jogador foi pego em um exame antidoping, desfalcando a equipe no resto da temporada. Após a saída de Dodô, o time perdeu força e acabou terminando o campeonato na nona colocação.
A melhor campanha do Botafogo nos pontos corridos foi em 2013, ano em que o time era comandado por Oswaldo de Oliveira e terminou o campeonato em quarto lugar, se classificando para a Libertadores. Naquele ano, o time ainda tinha no elenco o meio-campo da seleção holandesa Clarence Seedorf, que fez a equipe ganhar o apelido de “Carrossel Alvinegro”, apelido que fazia referência ao aclamado “Carrossel Holandês”. A equipe também conquistou a Taça Guanabara e a Taça Rio, sendo campeão do Carioca.
Dicas de Apostas Esportivas & Palpites do Brasil e do mundo é no Aposta 10!
Com 15 pontos na tabela, um à frente do vice-líder, Palmeiras, o próximo desafio do Botafogo será o Fluminense, no próximo sábado (20), às 18h30 (de Brasília), no Nilton Santos. Desafio esse que promete alto grau dificuldade onde, além do aspecto histórico que envolve um clássico local, o time terá pela frente um Fluminense que também está embalado e ocupa a terceira posição, apenas dois pontos atrás do líder.
Uma das explicações para essa retomada do time e a volta triunfante para a elite do futebol brasileiro se deve, também, ao time ter se tornado SAF em 2022. Naquele ano, o Bota passou a ter como principal acionista o norte-americano John Textor, famoso empresário e com larga experiência no mundo dos esportes.
John Textor abriu os cofres no início deste ano e realizou algumas contratações de peso como, por exemplo, o meio-campista Patrick de Paula, a maior contratação em valor da história do Botafogo. Desde que a equipe se tornou SAF, as condições estruturais do time melhoraram significativamente, contando com profissionais ainda mais qualificados como toda a equipe médica e os funcionários com curso de enfermagem, por exemplo.
*Por Agência Conversion