O Botafogo está na semifinal da Libertadores 2024. Depois do empate no tempo normal em 1 a 1 com o São Paulo, no MorumBIS, o time de General Severiano passou ao vencer nas penalidades máximas por 4 a 3. Desse modo, o oponente da equipe do Rio de Janeiro aguarda, na próxima fase, quem passar de Peñarol e Flamengo.
Leia mais: Na Libertadores, Deyverson brilha, Atlético bate Fluminense e vai à semifinal
Yan avalia com otimismo próximo jogo do Figueirense
Novamente com mais posse de bola, o Botafogo não se intimidou com o ambiente desfavorável e fazia pressão alta na marcação. Assim, em uma roubada de bola no ataque, Luiz Gustavo errou o domínio e Igor Jesus é acionado em passe profundo de Savarino. No cruzamento, o goleiro Rafael espalma e a bola fica na cabeça de Almada que mandou pras redes. Placar aberto aos 14 minutos de jogo.
Mesmo com muitas dificuldades de criar chances de gol, o São Paulo teve uma grande oportunidade de igualar as coisas em cobrança de pênalti, já nos acréscimos da primeira etapa. Após cobrança de escanteio, a revisão do VAR acusou toque irregular de Alexander Barboza dentro da área e o árbitro Darío Herrera referendou a penalidade. Porém, na batida, Lucas mandou alto demais e a bola tocou no travessão antes de sair.
Na marca da cal
Também pelo contexto da partida, o time da casa voltou com mais ímpeto ofensivo enquanto o Alvinegro deixou de fazer uma marcação mais incisiva lá na frente. Desse modo, o ataque são-paulino passou a aparecer no jogo e criou duas boas possibilidades. Na primeira, o chute cruzado de Luciano passou por todo mundo e Calleri, na pequena área, perdeu gol incrível. Na segunda, Lucas costurou a defesa botafoguense pela direita e bateu forte para defesa importante do goleiro John.
E, de tanto insistir, o Tricolor acabou premiado justamente com o nome que havia perdido duas chances excelentes de marcar, na somatória dos jogos de ida e volta. Aos 41 minutos, André Silva descolou cruzamento no lado esquerdo, Calleri ganhou da marcação e testou sem qualquer possibilidade de defesa para John. Tudo igual no MorumBIS e vaga na semifinal da Libertadores para se definir nos pênaltis.
Na marca da cal, melhor para o Botafogo. Depois das cobranças regulares ficarem em 4 a 4 (Calleri e Vitinho perderam suas batidas), Rodrigo Nestor parou em John e Matheus Martins tratou de fechar a contagem e colocar o time carioca na semi.