*Por Danilo Di Grado
No duelo colombiano válido pela primeira fase da CONMEBOL Sul-Americana, Junior Barranquilla e La Equidad entraram em campo no estádio Metropolitano de Barranquilla. Após um empate sem gols na ida, os Tiburones não deram chances ao time de Bogotá derrotando por 3 a 1 na noite desta quinta-feira (17), garantindo uma vaga na fase de grupos da competição.
Leia Mais: Guaireña segura empate contra o Nacional-PAR e avança à fase de grupo da Sul-Americana
La Guaira vira no agregado, elimina o Hermanos Colmenárez e avança na Sul-Americana
PRIMEIRO TEMPO
Fazendo valer o fator casa, o Junior Barranquilla, logo nos primeiros movimentos viu o La Equidad partir para cima buscando seu gol. Entretanto, aos 5 minutos, os Tiburones abriram a contagem em um belo arremate de Miguel Borja.
Atrás no marcador, os visitantes tentaram manter a calma em busca do empate. Até que conseguiram. Aos 18 minutos, Francisco Chaverra deixou tudo igual no Metropolitano de Barranquilla colocando fogo na partida.
Já na reta final, os donos da casa conseguiram ficar em vantagem novamente. Luis González, após cruzamento de Freddy Hinestroza, mandou para o fundo das redes fazendo 2 a 1.
SEGUNDO TEMPO
Na volta para a etapa complementar, apenas o treinador do Junior, Juan Cruz Real foi quem optou por mudanças. Com isso, pressionou o adversário em chances criadas por Hómer Martínez e Yesus Cabrera, mas ambas sem sucesso.
Com o tempo passando, e com novas alterações por parte dos Tiburones, entre elas a saída de Borja para entrada de Valencia, o treinador do La Equidad, Alexis García também optou por algumas trocas. Até que aos 35 minutos, após pênalti cometido por Nicolás Palacios, Yesus Cabrera, no meio do gol, praticamente garantiu sua equipe na fase de grupos segurando o resultado até o apito final do árbitro.