A América do Sul vive um período altamente efervescente do ponto de vista social e, obviamente, o futebol é um reflexo da sequência de conflitos sociais. Enquanto na Venezuela e no Equador o torneio tem dado sequência, Chile e Bolívia não conseguem dar as mesmas garantias de segurança.
Leia mais: Futebol na Colômbia mudará o sistema de disputa para 2020
Tevez revela incomodo com Cristiano Ronaldo na época de Manchester United
Nessa semana, a Federação Boliviana de Futebol (FBF) comunicou que decidiu por postegar mais uma vez a realização do que seria o equivalente a Rodada 20 do Clausura, prevista para o meio de semana. Com isso, já são quatro rodadas necessárias de compensação que já causam sérios problemas no aspecto do planejamento do calendário.
Até mesmo os compromissos da seleção boliviana nas próximas Datas FIFA de Novembro (Chile no dia 15 e Panamá no dia 19) correm risco de ocorrem com La Verde usando o elenco sub-23. Com isso, os clubes manteriam seus atletas e fariam a reposição das rodadas perdidas no período de paralisação.
Essa, pelo menos, é a ideia que teria sido apresentado pelo Bolívar a FBF segundo informação do período El Deber.
Ainda não existe nenhum posicionamento da entidade que rege o futebol nacional sobre a rodada de número 21, programada para começar somente no próximo dia 6 de novembro.