É bem verdade que, via tabela anual, as esperanças do Boca Juniors ir para a Libertadores 2024 se esvaíram com a vitória do Rosario Central sobre o Arsenal Sarandí. Porém, a matemática ainda permite sonhar graças ao triunfo contra o Godoy Cruz, neste domingo (26), por 2 a 1. O compromisso valeu pela última rodada da fase de grupos da Copa da Liga.
Leia mais: LDU vence o Segunda Etapa e está na decisão do Equatoriano
Com empate, The Strongest se consagra campeão do Boliviano
Com apenas três minutos de bola rolando, a arbitragem marcou pênalti para os visitantes após o chute de Marcelo Saracchi bater na perna e, depois, no braço de Dani Barrea. Miguel Merentiel foi o responsável por executar a cobrança e, vivendo momento goleador com a camisa Xeneize, ele converteu o seu 18° tento no ano. Mostrando muita tranquilidade, ele botou a pelota no canto esquerdo enquanto o arqueiro Diego Rodríguez foi do lado contrário.
Aos dez minutos, já da etapa complementar, o Godoy Cruz chegou a igualdade por meio de uma estilosa batida de perna esquerda executada por Hernán López.
Todavia, com 20 minutos, o Boca retomou a dianteira do marcador em Mendoza, mais uma vez, se valendo da jogada de cruzamento. Após bola cruzada pelo lado direito do ataque, a pelota passou praticamente por toda a zaga do Tomba antes de Nicolás Figal bater meio desajeitado, mas de maneira suficiente para mandar pras redes do arqueiro Diego Rodríguez.
Sofrido, mas missão cumprida… por ora
O tento teve notório impacto sobre os anfitriões, criando um ambiente onde o Tomba não conseguia exercer pressão suficiente para ameaçar a vitória boquense. Algo que, mesmo com situações de tensão entre as partes, favoreceu para o resultado final ser favorável aos comandados de Mariano Herrón.
Agora, a torcida do Boca Juniors fica contra Estudiantes e, principalmente, o San Lorenzo no complemento da rodada que ocorre na próxima segunda-feira (27). Caso as duas equipes vençam, o time Azul y Oro estará, definitivamente, fora da Libertadores 2024.
Se apenas o Estudiantes vencer seu jogo frente ao Lanús, o Boca poderia ser beneficiado em um possível título da Copa Argentina do Pincharrata. Todavia, se somente o Cuervo bater o Central Córdoba, o Boca estaria também fora da Liberta do ano que vem. Isso porque o Cuervo não está em nenhuma outra frente que disponibilize ‘abertura’ via tabela anual.