*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
Com boa classificação nas duas competições que participa em 2016, a torcida do Deportivo Táchira tem muito o que comemorar. As próximas semanas prometem ser de decisão para a equipe venezuelana.
Leia mais: Na reserva do Chelsea, Falcao García pode jogar na Roma
Luis Quiñones deve desfalcar o Pumas na Libertadores
Pela quarta vez em sua história, a equipe do Deportivo Táchira chega as oitavas de final da Copa Libertadores da América. Nas outras três oportunidades, a equipe venezuelana foi a frente apenas uma vez, na edição de 2005 da competição, onde teve sua melhor campanha até hoje.
Na ocasião, o Deportivo Táchira enfrentou o Nacional nas oitavas e se classificou ao vencer o primeiro jogo por 3×0 e empatar o segundo em 2×2. Nas quartas, a equipe venezuelana acabou sendo eliminada pelo São Paulo, que venceu as duas partidas por 3×0 e 4×1.
Já quando o assunto é campeonato venezuelano, a situação atual também é boa mas o histórico do clube no torneio é bem diferente da competição sul-americana.
No Apertura 2016 o Deportivo Táchira é o segundo colocado na tabela, com 34 pontos, atrás apenas do Zamora, que tem o mesmo número de pontos mas leva vantagem no saldo de gols.
Se na Libertadores o Deportivo Táchira não tem nenhum título, no campeonato venezuelano o panorama é bem diferente. A equipe acumula 8 títulos nacionais, sendo o último da temporada 2014-2015 do campeonato nacional.
Para continuar escrevendo a história e dar continuidade a boa fase que vive, o Deportivo Táchira tem desafios nos próximos dias. Neste domingo (24), enfrente o Caracas pelo Apertura no Estádio Polideportivo de Pueblo Nuevo às 18h45.
Já pela Libertadores, o destino do Deportivo Táchira começa a ser traçado na próxima quarta feira (27), no mesmo local do jogo de amanhã (24) pelo Apertura. O adversário da vez é o Pumas, a outra equipe classificada do grupo 7 da competição, quando nos confrontos cada equipe saiu vitoriosa uma vez.
Agora pelas oitavas, o Deportivo Táchira pode tentar encaminhar a classificação jogando em casa, já que a partida decisiva será realizada no Estádio Olímpico Universitário, casa do Pumas, na quarta feira seguinte (4) ao jogo de ida.